Universidade Eduardo Mondlane

Search
Logo-UEM-A3-01
Sala de Leitu

Estação de Biologia Marítima de Inhaca

Estação de Biologia Marítima de Inhaca (EBMI) é um Departamento de Investigação da Faculdade de Ciências da UEM. Pela sua natureza, a EBMI é uma unidade científica da Faculdade que, de forma organizada e hierárquica, engloba um conjunto de áreas científicas afins, capazes de leccionar, desenvolver a investigação e extensão e realizar a gestão dos recursos colocados à sua disposição.

A EBMI foi fundada em 1951 para apoiar as actividades de investigação de inverno da Universidade de Witwatersrand da África do Sul. A sua localização estratégica numa ilha, a 32 km da Cidade de Maputo, com características ecológicas particulares atraiu atenção de vários cientistas e outros curiosos aos níveis regional e internacional.

De um simples local de acomodação para estudantes e cientistas, a EBMI rapidamente evoluiu e tornou-se numa das primeiras estações de investigação marinha a ser criada na costa Oriental de África. A sua estrutura organizacional possui um Conselho de Direcção e cinco (5) Secções agrupadas de acordo com a natureza das funções que ai são desempenhadas.