A Universidade Eduardo Mondlane pugna pela melhoria da Qualidade de vida e elevação da consciência cívica dos moçambicanos através da Extensão e Inovação. Segundo a Política de Extensão e Inovação, a Extensão e Inovação na Universidade Eduardo Mondlane UEM, realiza-se sob 5 modalidades:
(1) Extensão e Inovação Teórico-prática; (2) Prestação de Serviços, Assistência Técnica e Consultoria; (3) Desenvolvimento Comunitário e Transferência de Tecnologia; (4) Responsabilidade Social e elevação da Consciência Cívica; e (5) Elevação da Consciência cívico-cultural e desportiva. Propriedade Intelectual e Direitos de Autor
Em cada uma dessas modalidades, as actividades de extensão e inovação podem tomar a modalidade de: programa, projecto, curso, evento e produto de divulgação. Com a extensão universitária a UEM pretende tornar visível a sua ligação com a sociedade e promover a inovação, através da ligação teoria-prática, do desenvolvimento comunitário e transferência de tecnologia, da prestação de serviços e assistência técnica e da responsabilidade social e elevação da consciência cívica. A UEM realiza em média anual 150 projectos de extensão, enquadrados nas modalidades acima indicadas.