1. Apresentação do Curso |
Introdução
Moçambique é um país rico em recursos naturais diversos, cuja abundância ainda não se reflecte de forma satisfatória no melhoramento da qualidade de vida dos seus cidadãos.
Para assegurar que a abundância de recursos naturais e os esforços que vêm sendo empreendidos para a erradicação da pobreza, a preservação do meio ambiente e o desenvolvimento harmonioso e sustentável da sociedade moçambicana se traduzam num desenvolvimento económico assinalável e no bem estar dos seus cidadãos, Moçambique precisa de apostar fortemente na formação de técnicos competentes, empreendedores, capazes de criar, disseminar e usar o conhecimento científico na resolução de problemas que afligem a sociedade.
Neste âmbito é importante, de entre outras, a formação de graduados de áreas como as ciências naturais e ciências afins, com particular destaque para os químicos cujo papel está fortemente associado a transformação de determinadas substâncias em novos produtos com propriedades melhoradas e utilidade para a vida do cidadão, assegurando que a transformação dos recursos naturais de que o país dispõe possa contribuir mais para o aumento da renda das comunidades e para o melhoramento das condições de vida destas comunidades, premissas para o alívio da pobreza absoluta, marco que constitui um dos objectivos centrais do Governo Moçambicano.
É neste contexto que se propõe a formação de Mestres em Química e Processamento de Recursos Locais dos quais se espera que, de forma integrada e interdisciplinar, contribuam para o desenvolvimento de soluções para os problemas que exijam competências na área de caracterização, desenvolvimento e processamento de recursos locais; impulsionando deste modo a exploração e utilização dos recursos naturais.
2. Objectivos do curso |
O presente programa de Mestrado em Química e Processamento de Recursos Locais visa promover a aquisição de competências de novas tecnologias de desenvolvimento e processamento de novos produtos e valorização de alguns produtos naturais abundantes sem grande valor comercial.
Este programa vai contribuir para a consolidação da plataforma de cooperação com o sector privado e as comunidades, ao promover o estudo de temas de interesse para as empresas e para as comunidades.
Face aos esforços que o Governo está a investir na formação de docentes com maiores qualificações para o grande número de Instituições de Ensino Superior existentes no país, acreditamos que este Mestrado, por ser aberto aos graduados de diferentes áreas de conhecimento vai permitir diversificar as áreas de especialização dos Mestres em serviço nestas instituições, especialmente os que têm a formação descrita no capítulo IX deste projecto.
Este programa de Mestrado tem como objectivos específicos:
- Formar graduados capazes de analisar de forma crítica a qualidade de dados e outra informação científica e aplicá-los na solução de problemas;
- Preparar profissionais que podem intervir na identificação e investigação de problemas no domínio da área de Recursos Naturais, Caracterização, Desenvolvimento ou Processamento de Produtos, demonstrando rigor, capacidade de observação e de interpretação dos resultados;
- Formar técnicos capazes de usar os resultados da investigação para a introdução de bens, produtos ou serviços visando satisfazer necessidades de determinados sectores da sociedade, especialmente nas zonas rurais, melhorando assim a sua qualidade de vida.
3. Competências específicas |
Para que o graduado possa intervir na identificação e solução de problemas na área de recursos naturais, desenvolvimento e processamento de novos produtos, ele deve desenvolver ao longo da sua formação as capacidades, conhecimentos, habilidades, atitudes e outras competências descritas nas 3 categorias seguintes:
Deve saber
- Usar as ferramentas de gestão de projectos para conduzir com sucesso qualquer projecto sob sua responsabilidade;
- Usar as diferentes formas de citação e listagem de fontes bibliográficas na redacção de trabalhos científicos;
- Usar as tecnologias de informação e comunicação na apresentação gráfica de resultados do seu trabalho, de uma forma simples, lógica e de fácil percepção;
- Avaliar os impactos negativos sobre o ambiente decorrentes de actividades humanas relativas a àrea de formação e formas de mitigar e/ou remediar os danos resultantes.
- Integrar conhecimentos, tratar situações complexas e formular julgamentos com base em informação, mas envolvendo reflexão ao nível dos aspectos éticos relacionados com a aplicação dos seus conhecimentos.
- Colaborar na investigação e desenvolvimento de produtos úteis a sociedade.
- Seleccionar as técnicas de caracterização e processamento dos produtos naturais de interesse relevantes para o problema em estudo.
- Aplicar as metodologias de investigação e análise de informação para resolução de problemas na área de recursos naturais.
Deve saber fazer
- Conceber, planear, organizar e gerir os recursos disponíveis de modo a garantir a realização de um projecto com qualidade, no tempo programado e com base nos recursos disponíveis;
- Analisar e interpretar de forma crítica e lógica a qualidade de dados científicos resultantes de experiências realizadas ou de outras fontes, incluindo possíveis fontes de desvios;
- Usar os dados produzidos no seu trabalho para, de forma independente, analisá-los e interpretá-los, bem como, produzir argumentos científicos e desenvolver conclusões na base destes;
- Identificar e investigar cientificamente problemas práticos de caracterização, desenvolvimento e processamento de recursos naturais, sugerindo hipóteses correctas, formulando e implementando propostas para a sua solução, demonstrando rigor, capacidade de observação e de interpretação dos resultados;
- Comunicar, de diferentes formas e com recurso a diferentes meios disponíveis, os resultados do seu trabalho para audiências diversificadas;
- Descrever de forma clara e concisa os resultados do seu trabalho quer na forma de relatórios técnicos quer na forma de teses ou artigos científicos, usando os formatos adequados em função da sua área de trabalho.
- Usar os resultados da investigação para a introdução no mercado de bens, produtos ou serviços visando dar soluções práticas de desenvolvimento satisfazendo necessidades identificadas em determinados sectores da sociedade;
- Aplicar os conhecimentos adquiridos na resolução de problemas de natureza qualitativa e quantitativa na área industrial e na investigação.
- Interagir com outros Cientistas, em particular de outras áreas de especialização, de modo a ser capaz de contribuir para a resolução de problemas inter e multidisciplinares.
Deve ser
- Empreendedor e inovativo na procura de soluções para os problemas que lhe forem colocados;
- Comunicativo e capaz de integrar-se facilmente em equipas de trabalho multi-sectoriais e/ou multidisciplinares;
- Tolerante a diversidade de ideias e opiniões, pautando sempre pelos princípios e códigos de ética
- Capaz de planificar e trabalhar de forma independente;
- Capaz de tomar decisões e assumi-las com responsabilidade;
- Capaz de agir com idoneidade, ponderação e humildade na realização das suas funções.
4. Perfil ocupacional do graduado |
Os graduados do curso de mestrado proposto irão trabalhar em áreas afins ligadas a exploração, caracterização, transformação e valorização dos recursos naturais transformondo-os em produtos de grande importância para o desenvolvimento económico sustentável do país.
Espera-se que au terminar a sua formação, o graduado do mestrado em Química e processamento de recursos locais seja apto em:
- Conceber, preparar e coordenar projectos de investigação na área dos recursos naturais.
- Desenvolver e utilizar tecnologias de extracção, purificação e caracterização de substâncias de fontes naturais de interesse comercial (Fármacos, biocombustíveis, óleos essenciais e vegetais, minerais etc.).
- Desenvolver e utilizar tecnologias de transformação de produtos de origem natural visando a obtenção de substâncias de maior interesse.
- Desenvolver e utilizar métodologias analíticas aplicadas a análise de substâncias de fontes naturais.
- Valorizar através de transformações fisico-químicas alguns produtos naturais locais abundantes sem grande valor comercial
- Realizar estudos de avaliação do impacto ambiental dos projectos referentes aos recursos naturais.
5. Público – alvo |
O curso de Mestrado em Química e Processamento de Recursos Locais tem como público alvo profissionais com distintas formações académicas e é aberto aos candidatos que possuam uma Licenciatura nas seguintes áreas: Química, Engenharia Química, Farmácia, Engenharia Civil (Materiais), Engenharia Electrotécnica, Engenharia Florestal, Engenharia Mecânica, Física, Geologia e Licenciados na área de Ciência e Tecnologia dos Alimentos.
Excepcionalmente, serão admitidos candidatos de outras áreas que demonstrem possuir experiência profissional e de investigação na área de intervenção do Mestrado, assim como uma formação prévia que mostre que o candidato tem uma base minimamente sólida para frequentar com sucesso o curso de Mestrado.
6. Documentos de Candidatura |
No processo de candidatura deve-se apresentar os seguintes documentos:
- Curriculum Vitae;
- Formulário de candidatura;
- Diploma que certifica a conclusão da Licenciatura ou nível equivalente;
- Certificado de cadeiras feitas no curso de Licenciatura.
7. Duração do curso |
Para garantir o desenvolvimento das capacidades e habilidades que se espera do graduado, este curso de Mestrado vai ter a duração de 2 anos, onde no primeiro ano serão leccionadas disciplinas obrigatórias e opcionais, enquanto no segundo ano os estudantes vão trabalhar na preparação das suas dissertações de Mestrado.
8. Idioma |
Português e ingles.
9. Regime de estudo |
10. Horário |
As aulas têm lugar no período das 16 as 20 horas, enquanto que para o período de realização da pesquisa conducente a preparação da dissertação, espera-se que o estudante tenha disponibilidade à tempo inteiro para a realização da pesquisa.
11. Local |
Departamento de Química da Faculdade de Ciências – Campus Universitário Principal
12. Período de inscrição |
13. Matrículas e Propinas |
A taxa de matrícula é de 6.000,00 meticais. A propina anual do Mestrado perfaz 70.000,00 Meticais, pagáveis numa única prestação, numa base semestral ou mensal.
14. Contacto do Coordenador |
quimicaerecursos@gmail.com
15. Plano de estudos |
Estrutura do plano de estudos do Curso de Mestrado em Aquacultura Sustentável
Ano | I SEMESTRE | II SEMESTRE | |||
Módulo | CR | Módulo | CR | ||
Ano I | Desenvolvimento de Produtos | 6 | Metodologia de Investigação | 9 | |
Caracterização e Processamento de Recursos Naturais | 9 | Opção I | 7 | ||
Gestão de Projectos de Desenvolvimento | 7 | Opção II | 7 | ||
Avaliação e Análise do Impacto Ambiental | 8 | Opção III | 7 | ||
TOTAL | 30 | TOTAL | 30 | ||
Ano
II |
MÓDULO | CR | |||
Trabalho de Mestrado | 60 | ||||
TOTAL | 120 | ||||
16. Grupo de professores do curso |
Nome | Categoria | Área científica | Instituição | |
1 | C. Madivate | Professor Catedrático | Ciência dos Materiais | Dep de Química – Faculdade de Ciências |
2 | A. Manhique | Professor Auxiliar | Ciência dos Materiais | Dep de Química – Faculdade de Ciências |
3 | F. Munyemana | Professor Auxiliar | Produtos Naturais | Dep de Química – Faculdade de Ciências |
4 | A. Uamusse | Professora Associada | Produtos Naturais e Alimentos | Dep de Química – Faculdade de Ciências |
5 | F. Pagula | Professor Auxiliar | Produtos Naturais | Dep de Química – Faculdade de Ciências |
6 | T. Kuleshova | Professora Associada | Ciência dos Materiais | Dep de Química – Faculdade de Ciências |
7 | L. Artur | Professor Auxiliar | Gestão de Projectos de Desenvolvimento | Faculdade de Agronomia e Eng Florestal |
8 | V. Júnior | Professor Auxiliar | Avaliação do Impacto Ambiental | Dep de Eng Química – Faculdade de Engenharia |
9 | M. Khan | Professora Auxiliar | Produtos Naturais e Alimentos | Dep de Eng Química – Faculdade de Engenharia |
10 | H. Muiambo | Professor Auxiliar | Ciência dos Materiais | Dep de Química – Faculdade de Ciências |
11 | V. Sevastianov | Professor Associado | Produtos Naturais | |
12 | P. Muteto | Professor Auxiliar | Química Analítica e Ambiental | Dep de Química – Faculdade de Ciências |
13 | R. Tique Raíce | Professor Auxiliar | Produtos Naturais e Alimentos | Dep de Química – Faculdade de Ciências |
14 | E. Suarez | Professor Auxiliar | Ciência dos Materiais | Dep de Química – Faculdade de Ciências |
15 | T. Magaia | PhD, Assistente | Dep de Ciências Biológicas – Faculdade de Ciências |
Course Features
- Lectures 0
- Quizzes 0
- Duration 10 weeks
- Skill level All levels
- Language English
- Students 0
- Assessments Yes