1. Apresentação do Curso |
Introdução
Moçambique é rico em biodiversidade terrestre, aquática, costeira e marinha, a qual fornece uma ampla gama de serviços do ecossistema, incluindo o fornecimento de bens (por exemplo, alimentos, lenha, água e medicamentos), regulação do clima e controle de doenças, serviços de apoio tais como reciclagem de nutrientes, formação do solo e polinização, e de serviços culturais (espirituais e recreativos). Mais de 80% da população moçambicana depende da extracção de recursos biológicos para a subsistência. Estes recursos contribuem também para o desenvolvimento do turismo e para a arrecadação de receitas pelo Estado através da cobrança de impostos aos exploradores comerciais. Portanto, a sua utilização sustentável contribui para a redução da pobreza em Moçambique e para a realização dos Objectivos do Desenvolvimento do Milénio (ODM) e dos Objectivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), especificamente os referentes à redução da fome e pobreza, mitigação às mudanças climáticas mediante o sequestro de carbono; protecção, restauração e promoção do uso sustentável dos ecossistemas florestais e redução ou reversão da degradação da terra e da perda de biodiversidade, até 2030. Reconhecendo o papel dos recursos biológicos para a redução da pobreza e desenvolvimento da economia nacional, o Plano Quinquenal do Governo (PQG) para o período 2015 – 2019, estabelece que o uso sustentável e transparente dos recursos naturais e do ambiente é uma das cinco áreas prioritárias de governação.
No entanto, a elevada taxa de crescimento da população humana (cerca de 2,5%/ano), expansão de práticas não sustentáveis na produção agrícola, florestal, faunística, pesqueira e turística; desenvolvimento de infra-estruturas sociais e económicas, fraca governação, extracção ilegal de recursos florestais, caça furtiva e tráfico de produtos de animais bravios e as mudanças climáticas estão a causar o declínio da biodiversidade. Como resultado, os ecossistemas estão a ser continuamente degradados e a população dependente dos serviços oferecidos pelos ecossistemas a tornar-se cada vez mais pobre.
Moçambique é signatário da Convenção sobre Diversidade Biológica (CBD) e no âmbito desta, foi aprovado o Plano Estratégico Global de Biodiversidade, o qual determina as metas que devem ser alcançadas pelos países signatários no período compreendido entre 2011 e 2020 (década da biodiversidade), no sentido de reduzir a taxa de perda de biodiversidade e dos serviços ecossistémicos a ela associados. Neste âmbito, Moçambique elaborou a Estratégia Nacional e Plano de Acção para a Conservação da Biodiversidade (NBSAP) para o período 2015 – 2035. Na Conferência das Nações Unidas realizada em Rio de Janeiro em 2012 (Rio + 20), Moçambique subscreveu-se na declaração “o futuro que nós queremos”, cuja implementação implica o desenvolvimento de uma economia verde, de tal forma que o processo de desenvolvimento tenha em consideração o limite da capacidade produtiva dos ecossistemas e que o desenvolvimento não resulte na degradação ambiental, incluindo a perda de biodiversidade. Estes desafios ao nível nacional e global impõem a necessidade de melhorar a capacidade humana na área de ensino, investigação e produção de conhecimento, formulação de políticas, planificação e implementação de acções que contribuem para a conservação da natureza e utilização sustentável de suas componentes.
De modo a contribuir para a gestão sustentável dos recursos naturais, a Faculdade de Agronomia e Engenharia Florestal (FAEF) introduziu o programa de pós-graduação em 2001 com o arranque do curso de Mestrado em Desenvolvimento Agrário consistindo de quatro ramos, um dos quais era o de Gestão de Recursos Naturais, tendo sido este o primeiro curso de mestrado nesta área científica ao nível nacional. Depois de 10 anos de vigência do currículo, foi realizada a primeira reforma curricular, em 2010. Em resposta à procura de novas especialidades, nesta reforma, o ramo de gestão de recursos naturais foi dividido em dois cursos, nomeadamente, mestrado em ciências florestais e mestrado em maneio e conservação da biodiversidade, oferecidos desde 2011. Depois de 5 anos de implementação, uma avaliação interna preliminar, permitiu concluir a necessidade de ajustes para eliminar pequenos constrangimentos e lacunas identificadas e facilitar a implementação do currículo.
A FAEF tem registado um rápido progresso na melhoria da qualidade do corpo docente desde a introdução do curso de mestrado em 2001, com o aumento do número de doutorados de 10 em 2001 para 38 em 2018.
2. Objectivos |
Objectivos gerais
Formar especialistas capazes de identificar e solucionar problemas ambientais reais do país relacionados com a perda de biodiversidade e serviços do ecossistema, desmatamento e degradação ambiental bem como a redução da disponibilidade dos recursos naturais, contribuindo deste modo para o desenvolvimento sustentável.
Objectivos Específicos
- Identificar os problemas nos ambientais, no contexto agrário, provocados por actividades económicas;
- Formular e implementar planos para a reabilitação de ecossistemas terrestres degradados;
- Elaborar, implementar, monitorar e avaliar projectos de reabilitação de ecossistemas terrestres degradados;
- Aplicar metodologias de pesquisa multidisciplinares e participativas no contexto de avaliação do impacto ambiental (AIA) e Avaliação Ambiental Estratégica (AAE);
- Implementar, gerir e monitorar o processo de avaliação do impacto ambiental;
- Planificar e gerir áreas de conservação;
- Identificar áreas de interesse biológico e promover a sua conservação; e
- Elaborar projectos de utilização sustentável dos recursos naturais.
- Dotar o graduado de conhecimentos fundamentais para o maneio e conservação dos recursos naturais renováveis.
- Habilitar o graduado para identificação dos principais problemas ambientais e a procura de soluções adequadas à realidade local e/ou nacional.
- Dotar o graduado de metodologias de desenho, implementação, monitoria e avaliação de projectos de investigação, desenvolvimento e inovação relacionados com o maneio e conservação da biodiversidade.
- Capacitar o graduado para a condução de investigação científica multidisciplinar na área de gestão e conservação dos recursos naturais renováveis
3. Competências específicas |
De uma forma geral, o graduado deve ter capacidades em todos os domínios de conteúdo e podem ser utilizadas em situações profissionais novas. Estas competências são por causa da sua transmissibilidade, o conjunto básico de capacidades para a vida quotidiana, dentro e fora da profissão.
Especificamente as competências são relativas ao conhecimento, habilidades e atitudes específicas que serão adquiridas ao longo do curso e são compostas por competências do saber, saber fazer e ser conforme se descreve a seguir.
3.1. Nas competências do saber o graduado deve:
- Explicar os aspectos relacionados com a conservação do meio ambiente;
- Explicar os princípios da conservação e utilização sustentável dos recursos naturais;
- Explicar os aspectos relacionados com a degradação dos recursos naturais renováveis;
- Descrever a dinâmica das mudanças climáticas globais; e
- Explicar os aspectos socio-económicos inerentes à gestão ambiental.
3.2. Nas competências do saber fazer o graduado deve:
- Aplicar técnicas e métodos de levantamentos de biodiversidade;
- Realizar estudos do impacto ambiental e avaliação ambiental estratégica;
- Elaborar e implementar planos de monitoria e gestão ambiental;
- Elaborar e implementar planos de maneio de Áreas de Conservação,
- Elaborar e implementar planos de recuperação de ecossistemas terrestres degradados;
- Identificar impactos das mudanças climáticas, sectores vulneráveis, identificar e implementar medidas de adaptação;
- Utilizar imagens de satélite, fotografias aéreas e Sistemas de Informação Geográfica na resolução de problemas ligados à conservação da biodiversidade;
- Elaborar projectos integrados de gestão ambiental; e
- Elaborar planos de maneio dos recursos naturais sensíveis às mudanças climáticas.
4. Perfil ocupacional do graduado |
Para além de adquirir as competências supracitadas, o graduado do curso de Mestrado em Maneio e Conservação da Biodiversidade deve ser:
- Empenhado e consciente sobre a sua profissão nas condições de desenvolvimento de Moçambique;
- Idóneo, assume as suas responsabilidades com profissionalismo e procura incutir o mesmo aos seus colaboradores;
- Idóneo para trabalhar em equipa e individualmente, para diagnosticar problemas, monitorar as actividades e propor soluções aos problemas diagnosticados;
- Capaz de assumir responsabilidades de forma a contribuir para os conhecimentos e as práticas profissionais e/ou rever o desempenho estratégico de equipas;
- Capaz de dinamizar e servir de modelo aos que o rodeiam;
- Empreendedor, criativo e inovador na sua área de actuação e procurar melhorar as condições de trabalho;
- Profissional que se guia por interesse genuíno de melhorar o bem-estar das comunidades;
- Cortês e respeitador da ética profissional;
- Profissional exemplar com um profundo sentido prático e de intransigência pelo uso racional dos recursos (naturais e materiais da sua unidade de produção);
- Flexível na adaptação à evolução tecnológica na sua área de trabalho;
- Interessado por uma aprendizagem continua; e
- Agente exemplar na luta por preservar a natureza e incentivar um desenvolvimento sustentável.
5. Público-alvo |
Os candidatos que pretendem frequentar o curso de Mestrado em Maneio e Conservação da Biodiversidade devem ser:
- Licenciados em cursos de áreas agrárias, biológicas ou afins
- Licenciados de outras áreas científicas com experiência comprovada no sector agrário ou de conservação da natureza, a serem avaliados por uma comissão para o efeito;
6. Documentos de Candidatura |
No acto de candidatura deve apresentar-se os seguintes documentos:
- Ficha de candidatura (a ser obtida na secretaria de mestrado da FAEF):
- Carta endereçada ao Director do Curso indicando o ramo e a motivação:
- Certificado de habilitações de Licenciatura
- Certificado de disciplinas feitas:
- Uma carta de recomendação académica:
Os candidatos devem cumprir as condições estipuladas no Regulamento dos Cursos de Pós-Graduação da UEM para admissão ao Mestrado Académico isto é, possuir nota de conclusão de licenciatura igual ou superior a 14 valores ou não inferior a 12 valores com comprovada experiência profissional de 3 anos.
Os processos de candidatura, devidamente instruídos, devem dar entrada a partir da publicação do Edital até a primeira quinzena do mês de Janeiro.
7. Duração do curso |
O curso de Mestrado em Maneio e Conservação da Biodiversidade tem a duração de dois anos e consiste de duas fases, como se apresenta no Quadro abaixo:
Estrutura e componentes do Curso de Mestrado em Maneio e Conservação da Biodiversidade
Período | 1º Trimestre | 2º Trimestre | 3º Trimestre | 4º Período |
1º ano | Aquisição de conhecimentos: disciplinas nucleares e opcionais (55% do tempo de contacto directo)
A aquisição de capacidades: disciplinas nucleares comuns aos cursos (30% do tempo de contacto directo)
Estudo independente |
Aplicação de conhecimentos e capacidades
Simulação de projectos I
(15% do tempo) |
||
2º ano | Aplicação de conhecimentos e capacidades – Dissertação (100% do tempo total) |
8. Idioma |
A língua oficial para o curso é a portuguesa.
9. Regime de estudo |
O regime de formação é a tempo inteiro. O leccionamento das aulas obedece o calendário académico da UEM.
10. Horário |
As aulas geralmente decorrem entre as 15 e as 19 horas.
11. Local |
Faculdade de Agronomia e Engenharia Florestal, Campus Universitário, Tel.(+258) 21492177/8, Extensão: 1739; Fax (+258) 21492176; Correio electrónico: dir.faef@gmail, Maputo; Moçambique.
12. Período de inscrição |
Os processos de candidatura, devidamente instruídos, devem dar entrada a partir da publicação do Edital até a primeira quinzena do mês de Janeiro.
Os resultados das candidaturas serão divulgados até duas semanas depois da submissão.
13. Matrículas e Propinas |
Inscrição: 7.000,00 (Sete mil meticais) para os dois anos.
Propinas: 9.500,00 (Nove mil e quinhentos meticais) por mês.
14. Contacto do Director do Curso |
Prof. Doutora Romana Rombe Bandeira – romana.bandeira467@gmail.com
15. Plano de estudos |
Plano de estudos
Cada semestre será dividido em dois trimestres de leccionamento de disciplinas. Cada trimestre do curso de Mestrado em Maneio e Conservação da Biodiversidade compreende um período de 11 semanas, seguidas duma semana intercalar e um quarto período de cinco semanas para as actividades de Simulação de Projectos no campo. O primeiro ano do curso conta igualmente com uma disciplina de seminários consistindo de um grupo de temas com vista a conferir aos estudantes as competências genéricas do curso assim como tópicos especiais da área que, pela sua dinâmica, deverão ser definidos e aprovados pelo conselho de gestão do curso antes do início do ano lectivo. A 1ª fase corresponde a 60 créditos. O segundo ano compreende actividades de investigação e redacção da dissertação, culminando com a apresentação e defesa da dissertação correspondente a 60 créditos. Os estudantes serão instruídos a redigir a dissertação no formato de um artigo científico, para facilitar a sua submissão para revisão de pares pouco depois da defesa da dissertação.
As componentes do curso são esquematizadas no quadro abaixo:
Plano de Estudos do Curso de Mestrado em Maneio e Conservação da Biodiversidade
Ano | I SEMESTRE | II SEMESTRE | |||
Módulo | CR | Módulo | CR | ||
Ano I | Métodos de Investigação Científica | 8 | Conservação e Restauração de Ecossistemas Florestais | 4 | |
Teledetecção e SIG | 5 | Opcional I | 4 | ||
Biologia de Conservação | 4 | Opcional II | 4 | ||
Mudanças Climáticas | 4 | Seminários III | 3 | ||
Seminários I | 1 | Simulação de Projectos | 9 | ||
Avaliação de Impacto Ambiental Avançada | 4 | ||||
Planificação e Maneio de Áreas de Conservação | 4 | ||||
Estatística Aplicada | 5 | ||||
Seminários II | 1 | ||||
TOTAL | 36 | TOTAL | 24 | ||
Ano
II |
MÓDULO | CR | |||
Dissertação de Mestrado | 60 | ||||
TOTAL | 60 | ||||
16. Grupo de professores do curso |
Item | Nome | Categoria | Área de formação | Instituição |
01 | Almeida Sitoe | Professor Catedrático | Eng. Florestal | UEM-FAEF |
02 | Natasha Ribeiro | Prof. Associada | Ciências Ambientais | UEM-FAEF |
03 | Valério Macandza | Prof. Associado | Fauna Bravia | UEM-FAEF |
04 | Romana Rombe Bandeira | Prof. Associada | Eng. Florestal | UEM-FAEF |
05 | Agnelo Fernandes | Prof. Auxiliar | Eng. Florestal | UEM-FAEF |
06 | Inácio Maposse | Prof. Associado | Produção Vegetal | UEM-FAEF |
07 | Emílio Tostão | Prof. Associado | Economia Agrária | UEM-FAEF |
08 | Hélder Zavale | Prof. Auxiliar | Economia Agrária | UEM-FAEF |
09 | Domingos Cugala | Prof. Associado | Protecção Vegetal | UEM-FAEF |
10 | Rosta Mate | Assistente | Eng. Florestal | UEM-FAEF |
11 | Cornélio Ntumi | Prof. Auxiliar | Zoologia | UEM-FC |
12 | António Queface | Prof. Auxiliar | Climatologia | UEM-FC |
13 | Alberto Mavume | Prof. Associado | Climatologia | UEM-FC |
Course Features
- Lectures 0
- Quizzes 0
- Duration 10 weeks
- Skill level All levels
- Language English
- Students 0
- Assessments Yes