1. Apresentação do Curso |
Introdução
O Doutoramento em Educação (DE) está em conformidade com o Quadro Curricular para a Pós-Graduação (QCPG) e Regulamento dos Cursos de Pós-Graduação (RCPG) ambos da Universidade Eduardo Mondlane (UEM). Trata-se de um Doutoramento híbrido, com duas componentes, a curricular (de frequência de módulos) e a de investigação (elaboração da tese e artigos científicos).
Este Doutoramento organiza-se em 3 linhas de pesquisa nomeadmente:
- Políticas e Gestão da Educação;
- Trabalho, educação e relações de género;
- Formação Docente, Currículo, Diversidade e Aprendizagem em Contextos Formais e Não-Formais.
O Doutoramento em Educação tem em vista qualificar os profissionais de educação, dotando-os de saberes que lhes permitam o desenvolvimento de competências de investigação, ensino e gestão em diferentes áreas de educação.
2. Objectivos do curso |
Objectivos Gerais
O DE visa formar investigadores e profissionais de educação qualificados com competências que lhes permitam conduzir investigação e realizar as actividades de ensino, de extensão e de gestão nos diferentes campos de actuação.
Objectivos Específicos
Especificamente, com o Curso de Doutoramento em Educação espera-se:
- Conferir competências de investigação nos diferentes domínios da educação, conciliando habilidades teórico-práticas com as mais avançadas metodologias e técnicas de pesquisa qualitativa e quantitativa;
- Fomentar a compreensão crítica das dinâmicas educacionais com base em aportes teóricos, tendo em conta as questões da diversidade, equidade e inclusão;
- Promover o desenvolvimento de capacidades de compreensão crítica dos sistemas de educação, seus modelos de gestão, liderança e de avaliação bem como as respectivas políticas;
- Explorar temáticas relativas aos processos de formação docente, concepção de currículos e da docência;
- Produzir novos saberes no domínio da educação, formação profissional, relações de trabalho e de género e meio ambiente.
3. Competências específicas |
Ao terminar o Curso, os graduados deste Doutoramento, independentemente da linha de pesquisa em que se inscreverem, deverão ter desenvolvido competências ao nível dos conhecimentos (o “saber”), das habilidades (o “saber fazer”) e das atitudes e comportamentos (o “ser”).
No que se refere aos conhecimentos adquiridos, o pós-graduado deve ser capaz de:
- Demonstrar domínio do sistema de educação nacional;
- Dominar os fundamentos e as principais teorias da educação;
- Seleccionar métodos de investigação científica apropriados aos problemas identificados;
- Expandir conhecimentos em ciências da educação, e
- Avaliar questões e problemáticas da educação aos níveis nacional e internacional.
Em relação às habilidades, o pós-graduado deve ser capaz de:
- Desenvolver métodos de investigação científica inovadores e apropriados à área da educação;
- Conceber e realizar investigação em conformidade com padrões de qualidade internacional para resolução de problemas da área educacional;
- Produzir e difundir, sistematicamente, conhecimento científico sobre as problemáticas da educação aos níveis nacional e internacional, quer em eventos científicos, quer em revistas especializadas, quer noutro tipo de publicação;
- Facilitar processos de ensino e aprendizagem aplicando metodologias e estratégias de avaliação participativas;
- Assessorar o governo, o sector privado e diferentes sectores de desenvolvimento na análise e formulação de políticas, concepção, implementação e avaliação de currículos e gestão na educação;
- Participar no processo de avaliação e garantia de qualidade de diferentes sub-sistemas educacionais vigentes no País e no estrangeiro;
- Liderar grupos e projectos de pesquisa da área educacional; e
- Comunicar com os seus pares, a restante comunidade académica e a sociedade em geral sobre a sua área científica.
No que concerne às atitudes e comportamentos, o pós-graduado deve:
- Ser comunicativo e capaz de integrar-se em equipas de trabalho multidisciplinares;
- Questionar teorias e práticas da área educacional através da investigação científica permanente;
- Cultivar a análise, a síntese e avaliação crítica, de ideias novas e complexas produzidas pela ciência e sociedade, especificamente na área educacional;
- Pautar pela inclusão nas suas práticas profissionais;
- Reflectir criticamente sobre novos saberes em diferentes áreas da educação e promover a sua expansão; e
- Demonstrar altos valores de ética na condução de pesquisas e no desempenho profissional.
4. Perfil ocupacional do graduado |
Tendo em conta as suas competências, o Doutorado em educação pode actuar, entre outros, nos seguintes sectores:
- Instituições de educação e investigação no país quer públicas quer privadas;
- Ministérios do sector da educação;
- Instituições de formação; e
- Outras instituições públicas e/ou privadas que tratam da educação e/ou formação.
5. Público – alvo |
O Doutoramento em Educação destina-se a indivíduos nacionais ou estrangeiros com grau de Mestre em qualquer área científica.
A selecção dos candidatos será feita por uma Comissão de Pós-graduação da Faculdade de Educação, presidida pelo Director da Faculdade.
O Processo de selecção obedecerá os seguintes critérios: – Média final de Mestrado Académico ou profissionalizante não inferior a 14 valores; – Possuindo Diploma de Mestrado Profissionalizante, reunir o número de créditos equivalente ao Mestrado Académico e possuir experiência de investigação comprovada de pelo menos 3 anos; – Disponibilidade financeira; – Resultados da avaliação do Pré-Projecto do Doutoramento, e ou da entrevista e da análise dos documentos entregues no acto de candidatura; – Ter competências de produção e compreensão oral e escrita na língua inglesa.
6. Documentos de Candidatura |
A candidatura ao Curso de Doutoramento em Educação pode ocorrer em qualquer período do ano académico, devendo o candidato juntar os seguintes documentos:
- Requerimento dirigido a(o) Director(a) da Faculdade de Educação, solicitando o ingresso ao curso de Doutoramento;
- Fotocópia autenticada do Bilhete de Identidade ou DIRE (para estrangeiros);
- Fotocópia autenticada do certificado de Mestrado ou equivalente reconhecido na República de Moçambique;
- Plano de estudos do curso de Mestrado com indicação dos respectivos créditos;
- Duas cartas de recomendação;
- Curriculum Vitae;
- Proposta do Pré-Projecto de pesquisa do Doutoramento;
- Demais requisitos definidos em edital próprio.
7. Duração do curso |
As duas componentes de formação do DE são realizáveis em 4 anos, correspondentes a 8 semestres, na modalidade presencial. O 1º ano está reservado à componente curricular e os restantes 3 à componente de investigação.
A componente curricular, com a duração de 1 ano (2 semestres), é reservada à frequência de um total de 4 módulos obrigatórios, de cursos de curta duração ou outros módulos sugeridos pelos docentes, bem assim o ajustamento/refinamento, submissão e defesa do projecto de pesquisa da Tese de Doutoramento perante um júri para o efeito nomeado.
A componente de investigação tem a duração de 3 anos (6 semestres), período em que os doutorandos, sob orientação dos seus supervisores, expandem a revisão crítica de literatura, recolhem e analisam dados, partilham e discutem os resultados preliminares da sua pesquisa através de seminários e conferências científicas e da publicação de artigos, ao mesmo tempo que redigem a Tese.
O doutorando que completar com sucesso as duas componentes acumula 180 créditos académicos.
8. Idioma |
Língua Portuguesa
9. Regime de estudo |
Pós-laboral
10. Horário |
O curso funciona de segunda à sexta-feira das 16:00h às 20:00h.
11. Local |
Faculdade de Educação, 2º andar, Campus Universitário (UEM)-Maputo
12. Período de inscrição |
As candidaturas ao Curso de Doutoramento em Educação acontecem em Novembro/Dezembro. E o período de inscrição é de acordo com o calendário académico.
13. Matrículas e Propinas |
O Curso está sujeito à seguinte propina:
- 500,00 Mt.
14. Contacto do Coordenador |
domingos.buque@gmail.com
15. Plano de estudos |
Estrutura do plano de estudos do Doutoramento em Educação
Ano | I SEMESTRE | II SEMESTRE | |||||
Módulo | CR | Módulo | CR | ||||
Ano I | Problemas Epistemológicos de Pesquisa em Educação | 12 | Metodologia de Investigação em Educação | 12 | |||
Educação, Sociedade e Cultura | 9 | Educação, Meio Ambiente e Desenvolvimento | 9 | ||||
Tendências Contemporâneas do Pensamento Educacional | 9 | Seminários Temáticos | 9 | ||||
TOTAL | 30 | TOTAL | 30 | ||||
Ano
II |
Seminário de Pesquisa e de Orientação da Tese I | 10 | Seminário de Pesquisa e de Orientação da Tese II | 10 | |||
Estágio Docente | 20 | ||||||
TOTAL | 10 | TOTAL | 30 | ||||
Ano III |
Exames de Qualificação da Tese | 20 | Actividades de Comunicação Científica (Artigos ou eventos científicos) | 4 | |||
Seminário de Pesquisa e de Orientação da Tese III | 10 | ||||||
TOTAL | 20 | TOTAL | 14 | ||||
Ano VI |
Seminário de Pesquisa e de Orientação da Tese IV | 10 | Desefa da Tese | 36 | |||
TOTAL | 10 | TOTAL | 36 | ||||
TOTAL DO CURSO | 180 | ||||||
16. Grupo de professores do curso |
Item | Professor | Categoria | Área de formação | Instituição |
01 | António Cipriano | Prof. Auxiliar | Educação | UEM |
02 | Nelson Casimiro Zavale | Prof. Associado | Educação | UEM |
03 | Inocente Vasco Mutimucuio | Prof. Associado | Física | UEM |
04 | Manuel Bazo | Prof. Auxiliar | Educação | UEM |
05 | Cristina Tembe | Doutora | Educação | UEM |
06 | Feliciana Eduardo | Profa. Auxiliar | Educação | UEM |
07 | Manuel Guro | Prof. Auxiliar | Educação | UEM |
08 | Domingos Buque | Prof. Auxiliar | Educação | UEM |
09 | Rosária Sperotto | Profa. Associada | Educação | UFPEL |
10 | Flávia Werle | Profa. Titular | Educação | UNISINOS |
Course Features
- Lectures 0
- Quizzes 0
- Duration 10 weeks
- Skill level All levels
- Language English
- Students 0
- Assessments Yes