
PR felicita UEM por reconhecer legado de Machel
O Presidente da República, Daniel Francisco Chapo, felicitou a Universidade Eduardo Mondlane (UEM) pela atribuição, a título póstumo, do grau de Doutor Honoris Causa ao Presidente Samora Moisés Machel, em reconhecimento do seu contributo notável nas áreas da Educação, Governação e Cidadania.
A homenagem académica foi destacada pelo Chefe do Estado durante o seu discurso no âmbito das celebrações dos 50 anos da Independência Nacional, realizadas esta Quarta-feira (25 de Junho), no simbólico Estádio da Machava [agora novamente baptizado Estádio da Independência Nacional]. “Com a independência nacional, Moçambique iniciou uma nova e desafiante etapa de construção do Estado soberano, democrático e orientado para o bem-estar do seu povo”, afirmou o Presidente Chapo.
No seu pronunciamento, o estadista recordou que a independência nacional marcou o início de uma nova e desafiante etapa na construção de um Estado soberano, democrático e comprometido com o bem-estar do povo moçambicano – princípios firmemente defendidos por Samora Machel ao longo da sua vida e liderança.
A atribuição do grau honorífico pela Universidade Eduardo Mondlane reforça o papel da academia na valorização da história e na preservação da memória dos grandes arquitectos da nação.