Universidade Eduardo Mondlane

Search
Logo-UEM-A3-01

Estudantes da UEM recebem computadores portáteis

Cerca de duzentos estudantes da UEM receberam, nesta Terça-feira, computadores portáteis no âmbito da iniciativa governamental “Um computador por estudante do ensino superior”.
Nesta primeira fase, a selecção abrangeu um total de 220 estudantes das diversas faculdades e escolas da UEM sediadas na cidade de Maputo.
O Projecto “Um computador por estudante do ensino superior” foi lançado em 2020, pelo então Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Prof. Doutor Daniel Nivagara, tendo como público-alvo estudantes necessitados de 25 instituições de ensino
superior, matriculados nas áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (CTEM).
A Vice-Reitora Académica, Prof.ª Doutora Amália Uamusse, disse aos estudantes que ser escolhido para esta primeira fase do projecto constitui uma distinção que inclui a responsabilidade de uma nação que acredita no poder transformador de conhecimento.
Explicou que a nação investe na juventude e aposta na tecnologia como ponte para o desenvolvimento.
“O Governo deu um passo corajoso e significativo, reconhecendo que, para transformar o país, é preciso primeiro empoderar os seus estudantes e isso passa por garantir o acesso às ferramentas certas, do tempo contemporâneo, onde o uso e domínio da
tecnologia faz toda a diferença”, reconheceu.
Uamusse acrescentou que, a UEM, se orgulha por fazer parte desta missão que, no seu entendimento, reforça o compromisso institucional de formar profissionais cada vez mais preparados, mais competentes e mais conscientes do seu papel na sociedade.
“Cuidem bem destes equipamentos, façam deles uma extensão dos vossos sonhos.
Usem-nos com responsabilidade, criatividade e propósito”, exortou. Por sua vez, o Director do Registo Académico, Prof. Doutor Betuel Canhanga, explicou que a entrega de computadores irá abranger outras unidades orgânicas da UEM que se
encontram fora da cidade de Maputo.
Durante o evento, os estudantes beneficiários da iniciativa mostraram-se satisfeitos, assegurando que os computadores irão ajudar na elaboração dos trabalhos académicos.
“Será útil na elaboração da minha monografia e no desenvolvimento de projectos de negócio para autossustento” – revelou a estudante do 4° ano da Faculdade de Agronomia e Engenharia Florestal, ……
Na mesma lógica, o Presidente da Associação dos Estudantes, Onório António, afirmou que, apesar da chegada tardia, o equipamento irá contribuir para a melhoria do aproveitamento académico.