Universidade Eduardo Mondlane

Search
Logo-UEM-A3-01

Faculdade de Medicina desenvolve Plataforma UEM-Saúde

Trata-se de uma iniciativa que visa a monitoria de doenças respiratórias entre estudantes, corpo técnico-administrativo, docentes, investigadores e respectivos familiares, através do reporte dos sinais e sintomas de doenças.
Este é o primeiro aplicativo de recolha de informação auto-reportada a ser implementado no país, enquadrando-se na recomendação da Organização Mundial de Saúde, concernente a digitalização das vigilâncias.
A recolha de dados será feita através de uma Plataforma de Vigilância Participativa Digital recentemente desenvolvida pela Faculdade de Medicina.
O aplicativo, que pode ser encontrado na Play Store e instalado no telemóvel, incorpora inquéritos tanto para colaboradores da UEM, como para os seus dependentes, permitindo a obtenção de informações importantes para o diagnóstico clínico.
O Reitor da Universidade Eduardo Mondlane, Prof. Doutor Manuel Guilherme Júnior, apela ao envolvimento de toda a comunidade universitária para o sucesso da plataforma UEM-Saúde, uma vez que vai “permitir a avaliação e compreensão das necessidades e comportamentos de saúde e de forma célere, informar às entidades de saúde para a implementação de planos de melhoria, relativos a determinadas doenças. Para além disso, a plataforma vai complementar a informação das vigilâncias sentinelas, pela capacidade de a mesma alcançar a comunidade, incluindo aqueles casos que não chegam as unidades sanitárias, mas também por permitir entender as necessidades em saúde da população.”
Segundo o Reitor, esta iniciativa é um contributo da instituição que dirige para a melhoria do sistema de saúde em Moçambique.