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II Conselho Técnico da DRA: envio tardio de pautas condiciona gestão de bolsas de estudo

O envio tardio das pautas por parte dos docentes está a condicionar, em grande medida, a gestão das bolsas de estudo, uma vez que para a sua renovação é necessário que os estudantes apresentem o aproveitamento pedagógico do ano anterior e sem os quais todo o processo complica-se. Outrossim, a submissão tardia das pautas está também a dificultar a emissão de documentos para os estudantes.
Estas preocupações foram apresentadas pelos chefes de repartição dos registos académicos das faculdades e escolas da UEM, durante a realização do 2º Conselho Técnico do Registo Académico no ano de 2024.
No entender destes, a ausência de uma penalização dos docentes que não submetem as pautas dentro de período estipulado pelo Regulamento Pedagógico pode estar na origem do problema.
O Mestre Júlio Machava, da Faculdade de Letras e Ciências Sociais, propõe um trabalho de consciencialização no sentido de a classe docente perceber que a entrega da pauta faz parte das suas obrigações profissionais. “Porque é muito estranho, estamos a terminar o segundo semestre e temos docentes que ainda não entregaram pautas do 1º semestre”, disse.
A Lic. Nafícia Tembe, da Faculdade de Educação, admitiu que sem as pautas não é possível fornecer qualquer tipo de informação académica solicitada pelos estudantes.
Entretanto, aponta outros desafios mormente a modernização dos registos académicos no que tange a sua digitalização e o recrutamento de mais técnicos para fazer face ao crescimento do número de estudantes na UEM.
Na sua intervenção, o Director do Registo Académico da UEM, Prof. Doutor Betuel Canhanga, reconheceu constrangimentos quanto à entrega tardia das pautas e apontou a Faculdade de Direito como a única cujos docentes cumprem com o estipulado no calendário académico.
“Do levantamento que fizemos ontem, a Faculdade de Direito tem todas as pautas, do ano 2023, no SIGA, e para o ano 2024, também já enviou todas as pautas”, frisou.
Canhanga explicou que os Conselhos Técnicos surgem da necessidade de uniformização de procedimentos de emissão dos documentos naquela unidade, por forma a evitar que existam tratamentos diferentes para as mesmas situações, tendo em conta que sempre surgem desafios novos.
O encontro debateu, igualmente, sobre desafios e expectativas funcionais do sector do Registo Académico na UEM e o nível de preparação de inscrições do primeiro semestre do ano 2025.