UEM e TODA acordam parceria no turismo
A Universidade Eduardo Mondlane (UEM) e a International Tourism Professionals Development Association, de Macau (TODA) expressam vontade para colaborar e promover pesquisa, educação e capacitação executiva de alta qualidade nas áreas de turismo.
As duas partes assinaram, em Macau, um memorando de entendimento que inclui a organização conjunta de programas de educação e capacitação dos seus quadros e a partilha ou criação de material e recursos educacionais.
No âmbito do acordo, a UEM e a TODA poderão desenvolver projectos e actividades de investigação conjunta, incluindo a candidatura e submissão de propostas de Joint Grants.
O acordo tem a validade de três anos. Foram signatários do acordo, o Reitor Manuel Guilherme Júnior e o macaense, José Luís de Sales Marques. De 30 a 31 de Outubro, o Reitor participou na 3ª Edição do Fórum dos Reitores das
Instituições de Ensino Superior da China e dos Países de Língua Portuguesa sob o tema: A língua portuguesa na China – a partir de Macau e da Grande Baía.
O Reitor integrou o painel sobre desenvolvimento e aplicação de ferramentas de tradução automática no Ensino da língua portuguesa e partilhou as experiências e visão da UEM num contexto da necessidade da transformação digital, com vista a responder aos desafios do país e do mundo actual.
O Reitor manteve, igualmente, encontros paralelos com diferentes instituições e responsáveis, nomeadamente: Universidade Politécnica de Macau, Vice-Reitor da Universidade de Aveiro, YGM, MCM, ALAM, para além de ter visitado a Zheijang Normal University em Jinhua, Zheinjang, instituição com a qual a UEM implementa o instituto Confucius.
De entre as actividades acordadas, notam-se a possibilidade cooperação no uso do sistema de simulação empresarial com Universidade de Macau; do Instituto Confucius emerge a possiblidade de mobilidade de estudantes, o mesmo em relação a MCM (Moon Chun Memorial College), abrangendo as áreas de música, economia e gestão. O Politécnico de Macau abre a possiblidade de mobilidade de estudantes de língua chinesa e portuguesa.