Standard Bank financia investigação
A UEM e o Standard Bank assinaram, nesta Quarta-feira (13/11), em Maputo, um memorando de entendimento para o financiamento a projectos de investigação, extensão, inovação e iniciação científica.
À luz do mesmo acordo, estão previstos o apoio às jornadas científicas, feiras de emprego, feiras e exposições científicas, concursos científicos e de inovação, bem como a concessão de estágios para estudantes finalistas, com possibilidades de colocação profissional.
O memorando prevê, igualmente, a concessão de produtos e serviços bancários com condições competitivas; dinamização das soluções financeiras e bancárias no Campus da UEM; apoio à premiação dos melhores estudantes da UEM; apoio ao programa de Bolsas de Estudo, à partir da “iniciativa padrinho”; desenvolvimento de pesquisas conjuntas; promoção da empregabilidade de graduados da UEM; entre outras iniciativas.
Para o Administrador-Delegado do Standard Bank, Bernardo Aparício, o acto constitui um marco significativo na construção de uma colaboração que irá contribuir no desenvolvimento académico, científico e económico de Moçambique. “O memorando que assinamos reflecte o nosso compromisso com a inovação e pesquisa, com prioridade para o apoio a projectos de investigação e inovação e promoção de estágios”, realçou. Por seu turno, o Reitor da UEM, Prof. Doutor Manuel Guilherme Júnior, explicou que o memorando é um exercício de fortificação e consolidação das actividades conjuntas que as duas instituições têm vindo a realizar ao longo dos anos, pelo que, o actual memorando, vem aprimorar a parceria já existente nos vários domínios. “Já temos relações institucionais bem
consolidadas. Este memorando cria condições para as nossas equipas na materialização de uma série de actividades.”
O acto de assinatura foi testemunhado pelos dirigentes a diversos níveis nas duas instituições.