Estudante da ESNEC analisa "Políticas de preço e rendibilidade agrícola"
A estudante Núbia Maura Ngovene, do 4ª ano do curso de Agronegócios, mereceu distinção durante as II Jornadas Científicas Provinciais de Gaza, realizadas na Escola Superior de Negócios e Empreendedorismo de Chibuto (ESNEC), a 8 de Novembro.
Núbia Ngovene discorreu sobre o tema "Políticas de preço e rendibilidade agrícola: um olhar sobre a situação dos agricultores da associação Lhuka OMM, da localidade de reassentamento de Muamuza, Chibuto", tendo sido premiada com uma bolsa de estudo para cursar Mestrado. O segundo lugar foi para Isabel Titos Mutombene, estudante da UniSave.
Manuel Nhantumbo Júnior, estudante do 4ª do Curso de Agricultura Comercial na ESNEC, conquistou o terceiro lugar com o tema “Equipamentos de protecção individual para aplicação de defensivos agrícolas: caso dos agricultores das Vilas de Milénio, distrito de Chibuto”, tendo recebido um certificado de mérito. No total, foram apresentados 30 resultados de pesquisa nas diversas áreas do saber.
Sob o lema “Por uma Ciência e Tecnologia ao Serviço do Desenvolvimento Sustentável e da Gestão de Desastres Naturais”, o evento reuniu cerca de 150 participantes, entre académicos, estudantes, pesquisadores e representantes de diversas instituições de ensino superior e técnico-profissional. O evento foi organizado pelo Serviço Provincial de Assuntos Sociais (SPAS), e contou com a presença do Vice-Ministro de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Doutor Edson Macuácua.
Para o Vice-Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Doutor Edson Macuácua, “as jornadas científicas desempenham um papel importante no processo de ensino, aprendizagem e no desenvolvimento da ciência, pois constituem uma plataforma que serve para despertar e promover o interesse pela ciência nos estudantes. É nas jornadas científicas que os estudantes, investigadores e docentes trocam experiências através da partilha dos seus trabalhos científicos realizados com base em metodologias científicas, enriquecendo o património do conhecimento
científico com nascimento de novos paradigmas.”
Por sua vez, a Directora do Serviço Provincial de Assuntos Sociais em Gaza, Doutora Seana Daúd, explicou por que razão somente agora as jornadas científicas foram realizadas: “Escolhemos o mês de Novembro para realizar as II Jornadas científicas da província por ser um mês especial, que é tambèm o mês dos estudantes, portanto, esta é uma forma de marcar as celebrações do mês de estudantes. Pela primeira vez, integramos instituições do ensino técnico
profissional que irão apresentar, fazer exposição e falar dos cursos que têm para oferecer e que perspectivam oferecer para o próximo ano, como forma de inspirar os jovens que saem desses subsistemas de ensino a continuarem para os outros níveis de formação”, disse.