ESHTI Aposta em Cursos voltados para o Turismo Rural
A Escola Superior de Hotelaria e Turismo (ESHTI), unidade da UEM localizada na cidade de Inhambane, quer apostar em cursos voltados para o turismo da natureza e gestão sustentável das zonas rurais, através da introdução de um curso de licenciatura em Ecoturismo e Conservação da Natureza e um programa de pós-graduação sobre turismo rural e sustentável.
De acordo com o Director-adjunto para Investigação e Extensão, Prof. Doutor Daniel Zacaria, a introdução destes cursos resulta de um diagnóstico interno, naquela unidade, onde se constatou que os cursos ministrados estavam mais voltados para o ambiente marinho e urbano.
Na sequência, foram encetadas diligências visando encontrar alternativas, de modo que os cursos cubram igualmente o ambiente rural, tendo surgido a Universidade de Krems, da Áustria, como parceira, através do Projecto CAST (Capacity Building for Sustainable Rural Tourism Development in Mozambique).
O projecto, com duração de 4 anos, visa, essencialmente, capacitar e formar docentes da ESHTI para trabalharem em cursos de pós-graduação e na preparação de um programa específico sobre turismo rural e sustentável.
A ESHTI envia docentes para Áustria, para receberem capacitação e também nós recebemo-los cá. Eles vêm em Novembro para fazerem auscultação sobre a possibilidade de introdução de um mestrado em Turismo Rural e Desenvolvimento Sustentável, frisou.
Ao longo do primeiro ano do projecto CAST, foram harmonizados os conceitos. No ano que se segue, está reservada a capacitação institucional, preparação da proposta do programa de mestrado e elaboração dos manuais que serão utilizados na pós-graduação.
Estas informações foram reveladas, esta Quarta-feira, durante a visita que o Reitor efectuou a ESHTI, onde manteve encontros com o corpo docente e investigativo, corpo técnico administrativo e estudantes.
Entre as preocupações apresentadas, constam a melhoria das condições de trabalho, principalmente para a realização das aulas práticas.