‘O Eco da tua voz’ de Janet deixa marcas inspiradoras
Os oradores da Mesa Redonda sobre a vida e obra de Janet e Eduardo Mondlane, afirmaram que o casal não apenas viveu histórias de amor, mas também protagonizaram profundas alianças intelectuais que deixaram marcas no curso da história.
Para o Reitor da UP-Maputo, Prof. Doutor Jorge Ferrão, Janet e Eduardo foram parceiros de uma visão revolucionária, sendo, por isso, que Janet acabaria por se tornar numa figura essencial no movimento da luta de libertação de Moçambique, mais especificamente, na emancipação da mulher moçambicana, no contexto da luta.
O académico constatou haver uma dimensão romântica na relação entre o casal Mondlane que, mais tarde, ultrapassaria o casal e vai estabelecer-se dentro do movimento de libertação. “A Frelimo não era apenas um grupo de guerreiros, era um grupo de pessoas com um certo ideal e que
respeitavam a vida.”
Para Ferrão, as cartas contidas na trilogia “O Eco da Tua Voz”, da autoria de Janet Mondlane, demonstram uma relação de confidencialidade e revelam o evoluir de uma consciência intelectual sobre a história política, económica e social de Moçambique.
Entretanto, o Vice-Reitor da UEM, Prof. Doutor Joel das Neves Tembe, reiterou a visão do casal na educação, sem a qual não seria possível ultrapassar os desequilíbrios gerados pelo sistema colonial ao nível do território.
Segundo o Vice-Reitor, a educação era o pilar importante porque era necessário libertar o homem dos vários problemas, decorrentes do analfabetismo, de modo a assimilar as ferramentas da transformação e, dessa forma, formar-se o chamado homem novo para um futuro Estado moçambicano. “Foi na educação que Mondlane investiu o seu maior esforço, sendo que, ao mesmo tempo, era necessário garantir condições de desenvolvimento social. E o seu conhecimento em ciências socias foi importante para perceber os problemas sociais que afectavam os refugiados e
guerrilheiros nas zonas libertadas.”
Por sua vez, a Prof.ª Doutora Teresa Cruz e Silva destacou a cumplicidade do casal Mondlane em toda a trajectoria de luta de libertação nacional, até a morte de Eduardo Mondlane, em 1969.
Sublinhou que, além de educadora, as cartas provam que Janet tinha um desejo de lutar por uma justiça social maior.
A Mesa Redonda sobre a vida e obra de Janet e Eduardo Mondlane decorreu durante o lançamento da trilogia “O Eco da Tua Voz”, da autoria de Janet Mondlane.