Docentes da UEM capacitados em PBL
Docentes de oito faculdades passam a dispor de novas metodologias de enssino baseadas em problemas de aprendizagem [PBL na sigla inglesa]. Fazem parte da formação as Faculdades de Agronomia e Engenharia Florestal, Ciências, Educação, Engenharia, Filosofia, Letras e Ciências Sociais, Medicina e Veterinária.
O workshop teve lugar na Faculdade de Ciências da UEM e surge da necessidade de formar mais docentes e envolver mais faculdades no programa multidisciplinar do Mestrado em Ciências de Nutrição, em curso no Departamento de Ciências Biológicas, desde 2023. A formaçao está a ser ministrada por dois facilitadores da Universidade de Maastricht, Holanda.
Segundo a coordenadora do workshop, Prof.ª Doutora Elsa Salvador, a formação visa incrementar o número dos docentes para leccionação do curso de Mestrado em Ciências de Nutrição. Pela primeira vez, na UEM, é desenvolvido um mestrado que integra diferentes áreas, de modo a garantir a aprendizagem com base na resolução de problemas da vida real da alimentação e nutrição.
Espera-se que esta abordagem de ensino permita que os graduados contribuam para a resolução de questões de alimentação e nutrição de uma forma multidisciplinar, que são uma preocupação séria no nosso país, tendo em conta as taxas de desnutrição e de insegurança alimentar que são reportadas. “Vai ajudar a contribuir nos programas de ensino, por isso, temos, nesta formação, temáticas relacionadas com a garantia de qualidade”, disse a Prof.ª Doutora Elsa Salvador.
Os primeiros graduados do curso de Mestrado em Ciências de Nutrição na Faculdade de Ciências saem próximo ano.