ESCMC lança Projecto de repovoamento de caranguejos no Estuário dos Bons Sinais
A Escola Superior de Ciências Marinhas e Costeiras da Universidade Eduardo Mondlane lançou, há dias, um projecto denominado CrabWise. A ser liderado pelo Centro de Estudos Costeiros, o projecto tem como objectivo produzir juvenis de caranguejo de mangal em cativeiro, para posterior repovoamento da espécie em ambiente natural ao largo do Estuário dos Bons Sinais, situado em alguns distritos da Província da Zambézia.
A iniciativa visa, essencialmente, aumentar a produtividade do caranguejo de mangal e das pescarias, de uma forma sustentável, no Estuário dos Bons Sinais. Os principais beneficiários das actividades do CrabWise são os pescadores artesanais e as comunidades locais. Com esta iniciativa, a ESCMC pretende equilibrar o aumento da pressão pela pesca do caranguejo de mangal, motivada pela enorme demanda no mercado internacional. Na última década, aumentou de duas para seis, o número de empresas implantadas na província da Zambézia que se dedicam à exportação deste recurso pesqueiro, o que torna esta actividade artesanal mais atractiva para a maior parte dos pescadores que nela encontram uma fonte de renda para muitas famílias, na sua maioria, carenciadas.
Dois grandes momentos marcaram o lançamento do projecto. O primeiro, que decorreu na cidade de Quelimane, contou com a presença de instituições públicas e privadas ligadas à pesca e aquacultura de pequena escala, incluindo o sector das actividades económicas da província da Zambézia. A abertura oficial foi orientada pelo Director da Escola Superior de Ciências Marinhas e Costeiras, Doutor Avelino Langa.
Na ocasião, Langa apelou à participação massiva de todos os intervenientes para que as actividades do Projecto CrabWise alcancem o objectivo traçado. O segundo momento de lançamento do Projecto decorreu na sede do distrito de Inhassunge, onde os principais alvos foram os pescadores e comerciantes ligados à actividade de captura e comercialização do caranguejo do mangal.
O Projecto CrabWise é um dos 13 vencedores da 4ª Edição do Concurso Internacional sobre Inovação, no que respeita à economia azul e pescarias sustentáveis, lançado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). O PNUD é o principal actor no apoio para a realização e efectivação do Projecto CrabWise.