Estudantes de ciências ganham bolsas de estudo
A Universidade Eduardo Mondlane, em parceria com a ExxonMobil Moçambique e Tsemba Life Coaching, atribuiu nesta terça-feira (09/07) vinte e cinco bolsas de estudos e computadores a igual número de raparigas admitidas este ano à universidade.
A iniciativa enquadra-se no âmbito do projecto “Acesso de Raparigas e Mulheres nos cursos de Ciências, Tecnologias, Engenharias e Matemáticas (CTEM) na UEM’’
O projecto que está a ser implementado pela UEM, desde 2019, tem como objectivo sensibilizar a raparigas e mulheres a escolherem as áreas das ciências, no ensino pré-universitário, através da realização de palestras nas escolas secundarias da cidade e província de Maputo e na disponibilização de aulas de preparação para os exames de admissão aos cursos do CTEM na UEM e no ensino superior em geral.
Desde o início do projecto foram realizadas quatro (4) edições de aulas de preparação aos exames de admissão, que beneficiaram a cerca de quatrocentos e trinta e quatro (434) raparigas, das quais cento e nove (109) foram admitidas aos cursos de CTEM, sendo oitenta e três (83) na UEM aos cursos oferecidos pelas Faculdades de Arquitectura e Planeamento Físico, Agronomia e Engenharia Florestal e Ciências e vinte e seis (26) em outras instituições de ensino superior.
Para o Reitor da UEM, Prof. Doutor Manuel Guilherme Júnior, o projecto enquadra-se nos esforços do país com vista a implementar a construção de uma sociedade de equidade em que homens e mulheres tem uma convivência mais harmoniosa. Junior destacou que “o processo exige de todos a desconstrução da ideia retrograda sobre a existência de áreas de conhecimento para mulheres e áreas de conhecimento para homens.”
O Reitor apelou às raparigas a não se deixarem levar por qualquer tipo de distracção e se concentrarem nos estudos e aproveitarem esta oportunidade de formação. “Há muita coisa que pode vos despistar, mas não se deixem perder, os sacrifícios que vocês fizerem agora terão resultados positivos no futuro”, anotou.
O Director das Relações Públicas da ExxonMobil. Dr. Armando Afonso, sublinha que a educação é uma das grandes apostas daquela companhia.
A fonte disse contar com o apoio de docentes e do corpo técnico administrativo com vista ao encaminhamento destas estudantes até ao fim do curso.
Citando uma frase do antigo Presidente Sul africano, Nelson Mandela, aconselho-as a abraçarem a formação, pois a educação é a chave para a mudança de vida e do futuro. “Aproveitem esta oportunidade porque nem todos têm acesso a esta chance”, frisou.
Em representação das beneficiárias da bolsa de estudo, Wilma Vilanculos, agradeceu a ExxonMobil e a UEM pelo investimento significativo na educação e no futuro delas, em particular, e a Tsemba Life Coaching pelo acompanhamento e orientação.