Na Conferência Europeia de Linguística Forense: Prof. Doutor Eliseu Mabasso apresenta uso de linguagem coerciva com suspeitos
O docente e investigador na área da linguística forense, Prof. Doutor Eliseu Mabasso, participou, de 24 a 27 de Junho, na 5ª Conferência Regional da Associação Internacional de Linguística Forense e Jurídica (IAFLL), realizada na cidade de Birmingham, Inglaterra. No referido evento, o Prof. Mabasso apresentou o tema “The use of coercive language with suspects: enhancing better practices in Mozambique’s police interviewing” [O uso de linguagem coerciva com suspeitos: reforçando melhores práticas nos interrogatórios policiais em Moçambique].
O estudo resulta de uma pesquisa realizada entre os anos 2015 e 2019 e tem, como sujeitos, suspeitos de prática de crimes em que, presumivelmente, a polícia terá recorrido a uma linguagem coerciva para obriga-los a confessar os ilícitos de que eram acusados.
Uma das conclusões a que a pesquisa chegou é a necessidade de adopção de métodos de interrogatório apropriados e internacionalmente estabelecidos, com especial destaque para implementação dos “Princípios de Méndez”, que propõem uma alternativa concreta aos métodos de interrogatório que se baseiam na coerção para extrair confissões.
À margem da conferência, o Prof. Eliseu Mabasso participou na reunião da Comissão Executiva da Associação Internacional para a Linguística Forense e Jurídica (IAFLL), órgão de que é membro eleito desde o ano de 2023. Igualmente, visitou o Instituto para a Linguística Forense, da Aston University, em Birmingham, um dos principais e de referência mundial nesta área científica, onde se inteirou sobre o seu funcionamento.