Poemas de estudantes destacam o papel de Mondlane para independência do País
Estudantes de diferentes cursos da Faculdade de Letras e Ciências Sociais, que fizeram parte das celebrações de mais um aniversário natalício de Eduardo Mondlane, em Nwadjahane, usaram da declamação de poemas para enaltecerem as qualidades académicas e profissionais do Arquitecto da Unidade Nacional.
Num evento designado de Aula Aberta, reconheceram o papel de Mondlane para o desencadeamento da luta de libertação nacional que culminou com a independência do país do jugo colonial português.
Rafael Massango, estudante do curso de Línguas Bantu, destacou a saída de Eduardo Mondlane da sua humilde aldeia, onde era pastor de gado. “Ele viveu a sua missão para que o povo moçambicano ganhasse a liberdade e a independência do nosso país. Os seus feitos ficam na memória. Nós seguimos o que Eduardo Mondlane fez, olhando para os nossos cursos oferecidos pela FLCS,”
Na mesma linha de pensamento, o estudante de ensino de português, Guilherme Nhalupo, afirmou que celebrar Eduardo Mondlane encoraja aos estudantes e ensina-os a serem patriotas e a reconhecer os actos heroicos deste homem que lutou em prol da libertação e unificação do país.
Na ocasião, o Magnífico Reitor, Prof. Doutor Manuel Guilherme Júnior, apelou à FLCS a institucionalizar a aula aberta em Nwadjahane, como parte do desenvolvimento e perpetuação do pensamento de Eduardo Mondlane.
“Que estas aulas decorram sempre a partir de Nwhadjahane, pois é aqui onde começou a unidade nacional, o berço de Moçambique que nós temos hoje. Com esta iniciativa, pretendemos, por um lado, partilhar o processo de produção de conhecimento técnico-científico com a comunidade, enaltecendo o seu papel como principais sujeitos e não meros objectos. Por outro lado, pretendemos incentivar os nossos estudantes a colocar Nwadjahane no centro das suas pesquisas, como forma de perpetuar a nossa contribuição na identificação de problemas e busca de soluções para o desenvolvimento da nossa sociedade”, afirmou.
Por sua vez, o Mestre Cláudio Manjate, docente e Director do curso de História da FLCS, afirmou que a aula aberta tinha como principal objectivo ouvir as experiências dos estudantes da FLCS sobre Eduardo Mondlane.
“Decidimos trazer um conceito diferente de aula aberta em que os estudantes mostram a relação que os seus cursos têm com Eduardo Mondlane, sobretudo a forma como Eduardo Mondlane lhes inspira para enfrentarem os desafios que o nosso país enfrenta”, disse.