UEM convidada a aderir a Sustainable Development Solutions Network (SDSN)
O Reitor da UEM, Prof. Doutor Manuel Guilherme Júnior, participou nos dias 17 e 18 de Junho corrente na Conferência Internacional Paving the Way to the Pact of the Future, em Portugal. A conferência foi organizada pela Organização das Nações Unidas que monitora a implementação da Agenda 2030 (Objectivos de Desenvolvimento Sustentável), a rede Sustainable Development Solutions Network (SDSN) Global em parceria com a SDSN Portugal.
A participação do Reitor foi a convite da Presidente do Instituto Camões com vista a negociação da integração da Universidade Eduardo Mondlane na Rede e a partilha de acções desenvolvidas pela UEM na implementação das ODS.
A presidente da rede SDSN Portugal, Dra. Maria João, afirmou que a UEM já havia submetido a sua candidatura para o efeito.
Por sua vez, o Reitor da UEM fez referência ao facto desta Universidade já ter iniciado desde 2022 a integração dos objectivos de desenvolvimento sustentável nas suas acções de ensino e pesquisa, tendo já organizado uma conferência sobre a implementação dos objectivos de desenvolvimento sustentável em parceria com o PNUD e a Agência Andaluza de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (AACID), e concebido um roadmap do processo de integração dos ODS na instituição.
Apontou o facto de a UEM ser a maior, a mais antiga e mais capacitada instituição do Ensino Superior no país e que a sua integração na rede iria assegurar a implementação e monitoria da implementação dos ODS em Moçambique.
Falou ainda da participação da instituição na avaliação do impact factor in High Education onde em 2023 a UEM participou com 3 ODS e em 2024 com 12. Por isso, a sua integração poderia contribuir significativamente para que Moçambique possa dar passos significativos na implementação dos ODS.
A Presidente do Instituto Camões, Dra. Ana Fernandes, disse que via a integração da UEM como uma grande contribuição para a implementação das ODS em Moçambique e que, sendo o primeiro país dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa a integrar a rede, iria impulsionar a integração de outros países Africanos de Língua Oficial Portuguesa. A mesma posição foi avançada pelo presidente da SDSN Global, Professor Jeffrey Sachs, que se mostrou favorável à integração da UEM na rede.
Além da negociação para integração na SDSN, o Reitor participou da sessão paralela sobre Multilateralismo e Parcerias, onde descreveu o percurso da UEM desde a independência nacional, destacando os desafios enfrentados.
“Depois da independência a Universidade esteve desprovida de quadros. As parcerias nacionais e internacionais foram extremamente relevantes para a continuidade da realização das actividades de ensino e investigação”, disse.
Apontou como exemplos de parcerias que estão e poderão continuar a assegurar o crescimento da UEM, a adesão à ARUA, AULP, RUFORUM entre outras.