Reitor exalta importância do desporto na Universidade
O Reitor da UEM, Prof. Doutor Manuel Guilherme Júnior, defendeu o alinhamento da visão da Associação Académica de Maputo com a da Universidade, explicando que urge a necessidade de se encontrar um equilíbrio, através de um instrumento jurídico, para um trabalho conjunto em prol do desporto.
Destacou que não se pode separar a universidade da cultura e do desporto que, no seu entendimento, são actividades que contribuem significativamente para o desenvolvimento humano.
“É verdade que temos estado a trabalhar neste sentido, mas em momentos difíceis. Portanto, acredito que se conseguíssemos fazer com que os nossos estudantes, sobretudo os mais jovens, coloquem o desporto na prioridade das suas actividades, teremos gerações não só saudáveis fisicamente, mas muito mais do ponto de vista psicológico. Temos experiência do dia-a-dia que comprova que o desporto consegue criar disciplina nas pessoas”.
O Reitor falava, recentemente, por ocasião da tomada de posse do novo presidente da Associação Académica de Maputo, Dr. Crimildo Gonçalves, alertando, aos estudantes, que a conjugação do desporto com a vida académica influencia, de certa forma, o profissionalismo.
“Vejo o desporto como uma actividade que a Universidade tem que abraçar, daí que convido ao Presidente para que continuemos a trabalhar juntos, de forma a criarmos uma sociedade mais sustentável para o futuro deste país. Académica é uma marca conhecida, mesmo por aquele que nunca esteve na UEM”, referiu.
Por seu turno, o empossado prometeu continuar a trabalhar com a vontade de dar sequência à confiança depositada pelo clube, adeptos e sócios. “O primeiro passo é conseguirmos determinar com o máximo rigor o ponto em que encontramos o clube no plano financeiro e organização administrativa, para facilitar o processo de transição e rápida adaptação ao novo corpo directivo”.
Afirmou que a Associação Académica tem uma trajectória com vários protagonistas, em momentos ou etapas diferentes, que devem ser reconhecidos. “Pretendemos imortalizar essa obra, escrevendo história de todos episódios marcantes para o clube, casos do Eng.° Florentino Ferreira, Victor Choita, António Marques, entre outras figuras”.