Reitor apela inovação nas Unidades Orgânicas
O Reitor da UEM, Prof. Doutor Manuel Guilherme Júnior, apelou aos directores das unidades orgânicas, escolas e centros de pesquisa que inovassem os processos e procedimentos de actuação institucional, em todas as esferas, explicando que a inovação é crucial para o projecto de transformação em Universidade de Investigação.
Desafiou a cada unidade orgânica a orientar as suas práticas nos eixos de ensino–aprendizagem, investigação, extensão e inovação, explicando que os directores devem usar os padrões internacionalmente aceites, que caracterizam a Universidades de Investigação pelo mundo fora.
“Para as novas unidades, criadas com este pensamento, desafiamos para que consolidem a sua existência como unidades orgânicas da UEM, mas, sobretudo, através do cumprimento integral dos objectivos da sua criação”, defendeu.
Reiterou ainda que, o Centro de Estudos de Políticas e Programas Agroalimentares deve continuar com os seus esforços para a integração do Centro de Excelência em Políticas Agroalimentares (CEPPAG), considerando o acto como uma alternativa sustentável para o apetrechamento do quadro de pessoal competente e de alta qualificação académica, científica e profissional, de modo a dinamizar a pós-graduação nas suas áreas de intervenção.
“Destes Centros, esperamos que a UEM possa observar um apoio substancial na promoção da pós-graduação e no incentivo à pesquisa. Entretanto, chamamos atenção para o uso racional e baseado em preceitos legais, dos recursos aí afectos e sempre observando as exigências dos financiadores”, alertou.
O Reitor fez estes pronunciamentos, recentemente, durante a cerimónia de tomada de posse dos novos Directores Nacionais e Directores Nacionais-Adjuntos de Faculdades, Escolas e Centros da UEM.
Alertou aos empossados que se apropriassem da visão da governação e gestão universitária do círculo eleitoral em curso, que servem de pontos de apoio e alinhamento das ideias que norteiam as unidades orgânicas.
“Com efeito, a prática de transparência nos actos institucionais significa que a Comunidade Universitária sabe o que faz e como deve fazer. O objecto, os fundamentos, os métodos e o fim último que pretendemos alcançar nunca serão meros desígnios individuais, mas de toda Comunidade Universitária”, destacou.