No balanço das actividades: avaliado positivamente o crescimento da ESCIDE
A Escola Superior de Ciências do Desporto (ESCIDE) realizou, nesta Quarta-feira, uma Mesa Redonda cujo tema foi “Reflexões sobre o Passado, Desafios do Presente e Visões para o Futuro da ESCIDE”, evento que juntou antigos directores daquela unidade e o actual, nomeadamente Cremildo Gonçalves, Maria de Lurdes Muguambe, Leonardo Nhantumbo e Paulo Gumende.
Do evento, que tinha como lema “Uma Conversa com os Directores”, constatou-se que, como forma de melhorar a qualidade do corpo docente, a instituição tem beneficiado da cooperação de docentes cubanos e foi, igualmente, iniciada a formação do corpo docente para o nível de pós-graduação, a nível de mestrado.
Se, em 2020, 72 por cento de efectivo de docentes da ESCIDE eram licenciados, com fragilidades na investigação e publicações, actualmente, foi possível elevar o nível de formação, tendo uma maioria de mestrados e alguns doutorandos.
Em relação aos desafios, os oradores foram unânimes em afirmar que há uma necessidade de se pautar ainda mais pela inovação, ter um capital humano capaz de assumir os desafios que a Escola enfrenta, sobretudo, assumir o compromisso com o desporto.
Apontaram, ainda, a necessidade de definir o perfil do docente, devendo incorporar a investigação como pedra angular do mesmo. Afirmaram que a situação financeira que se vive no país e a falta do orçamento em geral até, ao momento, está a afectar a ESCIDE, contudo, pretende-se transformar esta dificuldade em oportunidade.
Acrescentaram que há necessidade de se alinharem as pesquisas desenvolvidas na instituição com os desafios e dificuldades que a sociedade enfrenta.
Afirmaram que deve ser uma Escola onde a investigação deve ser prática do dia-a-dia, ter uma equipa coesa e competitiva, funcionar para responder às necessidades reais da sociedade. E, no âmbito do crescimento e expansão da ESCIDE, propõe-se a transferência da Escola, do Campus da UEM para fora da cidade, à semelhança das outras escolas da UEM que estão fora de Maputo.