CePTMar forma quadros em análise de dados para a gestão costeira
O Centro de Pesquisas e Tecnologias do Mar da Universidade Eduardo Mondlane organizou, recentemente, o Curso de Treinamento sobre Análise de Dados para a Gestão Costeira, numa iniciativa que visa munir estudantes, docentes e técnicos de várias instituições em conhecimentos para estimar tendências do nível do mar e da erosão.
A formação, organizada pelo CePTMar e InOM, conta com o financiamento da UNESCO, através do programa Ocean Teacher Global Academy (OTGA), beneficiando igualmente pesquisadores de Países de Língua Oficial Portuguesa.
O Director do CePTMar, Mestre Noca Furaca da Silva, explicou que, anualmente, o centro tem a obrigação de leccionar pelo menos dois cursos relacionados com o ambiente marinho e costeiro, sendo este o primeiro curso do ano.
Referiu que se trata de um curso relevante para o contexto moçambicano, sobretudo para investigadores e estudantes da UEM, argumentando que permite a análise de dados e tendências do nível do mar e da erosão.
Por seu turno, o Director Científico, Prof. Doutor Emílio Tostão, afirmou que, ao todo, são 20 participantes da formação, dos quais 19 moçambicanos e um angolano, provenientes de instituições académicas e de investigação.
“Estes participantes serão submetidos a conhecimentos para descrição e para interacções no ecossistema; aplicação da estatística e Ocean Data View para análise de dados, ilustração das tendências do nível do mar e da erosão; cálculo da taxa de erosão. Os conhecimentos adquiridos vão contribuir para a compreensão de processos costeiros como: erosão, sedimentação, alteração da linha costeira e subida do nível do mar, que está a acontecer na maioria das zonas costeiras”.
Destacou que há necessidade de se usar as várias ferramentas de processamento existentes para a melhor percepção dos cenários costeiros, recomendando aos participantes da formação maior dedicação.