Reitor apela a Faculdade de Filosofia a disseminar valores da ética nas Unidades da UEM
O Reitor da UEM, Prof. Doutor Manuel Guilherme Júnior, afirmou que a Faculdade de Filosofia pode desempenhar um papel interno na disseminação dos valores da ética ao nível das faculdades, centros e escolas da UEM, mantendo encontros regulares com os diversos sectores como finanças, logística e aprovisionamento, incluindo os professores, para abordar questões relacionadas com a ética e deontologia.
Reconhece que ainda persistem problemas internos, na Universidade, relacionados com a ética e a Faculdade de Filosofia pode encontrar plataformas internas de ajudar nesse processo.
Segundo o Reitor, é preciso insistir na questão dos valores, porque, a cada dia que passa, a situação tende a deteriorar-se, uma vez que são formados licenciados que não sabem ser e estar, nem como lidar com os respectivos superiores hierárquicos nas organizações.
O dirigente da mais antiga instituição de ensino superior no país admitiu que a Faculdade de Filosofia pode fazer muito mais, apostando na criatividade, fazendo estudos de mercado para vender cursos à distância e cursos executivos ligados à temáticas da ética, gestão centralizada, governação e outros. “Porque temos infraestruturas para o efeito, o CIUEM tem uma sala equipada que pode ser usada nesse sentido”, disse.
Entretanto, reconheceu o trabalho que a Faculdade de Filosofia tem estado a fazer ao nível da pós-graduação e na formação de quadros internos, com destaque para o corpo docente daquela unidade nos níveis de mestrado e doutoramento, que se espera que venham a contribuir para o crescimento daquela unidade.
Esta Quinta-feira, o Reitor visitou a Faculdade de Filosofia, onde manteve contacto com o corpo técnico administrativo, docentes, investigadores e estudantes no âmbito das visitas de auscultação as unidades.