Baile de Caloiros 2024: Novos ingressos chamados a aprofundarem cidadania responsável
A Vice-Reitora académica da UEM, Prof. Doutora Amália Uamusse, disse aos novos ingressos que estes são chamados a aprofundarem a cidadania responsável, os valores como a ética, a integridade e o respeito pela dignidade humana.
Apelou aos novos ingressos que encontrem na UEM o espaço para moldar e consolidarem-se como seres humanos e cidadãos do mundo, que promovam e pratiquem os valores estudantis e patrióticos defendidos pelo patrono da Universidade.
A dirigente que falava durante a realização do Baile de Caloiros, na passada sexta-feira (12/04), fez saber aos novos ingressos que durante a formação serão desafiados a aprimorarem os instrumentos de identificação e solução dos problemas que afectam a humanidade, tal como os desafios impostos pelas mudanças climáticas e a necessidade de promover um desenvolvimento sustentável.
Segundo a Vice-Reitora, a resposta a estes desafios requer mentes curiosas e dotadas de pensamento crítico e o respeito pela diversidade de ideias. ‘’Por isso, aproveitem a oportunidade de estarem na UEM para explorarem os vossos interesses, desenvolver habilidades e forjar amizades duradouras’’, disse.
Disse que a comunidade estudantil da UEM é um mosaico do país enriquecido pela representatividade de estudantes de outros países que anualmente procuram a Universidade.
Lembrou que durante a formação, além da obtenção de conhecimentos científicos, os estudantes possam também partilhar experiências e viverem momentos únicos e marcantes, tal como foi a realização do baile de caloiros.
Para o Presidente da AEU, Onório António, o Baile de Caloiros, tratou-se de uma noite especial de confraternização com os novos ingressos.
Além de muita dança e momentos de confraternização, o Baile de Caloiros culminou com a eleição do Rei e da Rainha.