Novas tecnologias tendem a desafiar os empregos tradicionais
Jovens recém formados, empreendedores, instituições do Governo e Privados, lotaram, esta Quinta-feira, o centro Cultural Moçambique-China, no evento que assinala a Feira de Emprego e Empreendedorismo.
O evento contou com a participação do Secretário de Estado da Juventude e Desporto, Oswaldo Petersburgo, em cuja intervenção referiu que “observamos as iniciativas inovadoras de jovens que buscam responder às necessidades do mercado, e esperamos que este espaço sirva para que as empresas encontrem o que procuram nos jovens e que os jovens encontrem uma oportunidade de trabalho”.
Apesar dos desafios actuais marcados pelo surgimento de empregos digitais e teletrabalho, Petersburgo disse que, cada trabalho importa, estejam eles directamente ligados à tecnologia ou não, e disse ainda ser necessário enfrentar estes desafios, mas sempre seguindo as normas internacionais para a sua operacionalização.
Zainadine Momade, Mentor da Incubadora de Negócios da Universidade Eduardo Mondlane explicou que apesar dos desafios que a tecnologia impõe, há empregos que precisam essencialmente da presença do Homem, e o que ele tem de fazer é usar estas mesmas tecnologias a seu favor, acompanhando as tendências do mercado.
Zainadine disse ainda ser importante que “as empresas maximizem os recursos humanos, colocando cada um no seu lugar de formação, para a sua maior produtividade. Momade Zainadine falava na qualidade de membro de um dos painéis do evento, cuja temática previa responder “Como as Tecnologias de Informação e Comunicação podem galvanizar a criação de empregos?”.
A Incubadora de Negócios da UEM, através do Centro de Informática da UEM (CIUEM), participou na Feira de Emprego e Empreendedorismo, através da exposição das Startups que fazem parte do actual ciclo de incubação de ideias de negócios.
O Secretário de Estado da Juventude e Desporto, Oswaldo Petersburgo, aproveitou a ocasião para felicitar aos jornalistas pela celebração do Dia do Jornalista Moçambicano, que se assinalou ontem.