“Futebol moçambicano deve ser visto na perspectiva de negócio”, afirma Nuno Silva, da Black Bulls
O Director de Comunicação da Black Bulls, Nuno Silva, defendeu que o desporto moçambicano deve ser visto como negócio e não apenas como responsabilidade social. Nuno Silva falava numa palestra cujo tema foi “O ABC da Comunicação Organizacional: Caso da Black Bulls”, proferida nesta Quarta-feira (10/04) na UEM, organizada pelo Núcleo dos Estudantes da Escola Superior de Ciências do Desporto (NEESCIDE).
“Ainda estamos na fase de alguns clubes viverem na questão da responsabilidade social, muita das vezes os clubes mais antigos, ou seja, os “Ferroviários”, é mais responsabilidade social do que propriamente um negócio, em que ele obtem um jogador e quer-lhe por fora, mas isso já está a mudar um pouco”, afirmou.
O palestrante argumentou, ainda, que o futebol moçambicano tem muito talento, porém, ainda não está pronto, sendo necessário investir na formação. “Não se deve olhar muito para os resultados a curto prazo. É difícil trabalhar em Moçambique porque quem está a gerir, muita das vezes, olha para resultados imediatos, por vezes sem qualidade. É preciso aprimorar a formação e, na minha cabeça, tenho que ter uma selecção sub-17, sub-20, sub-13 etc. Mas este é um trabalho que precisa ser colectivo”, afirmou.
Na ocasião, o Director da ESCIDE, dr. Paulo Gumende, reconheceu a importância das palestras, explicando que estas constituem momentos de aprendizado contínuo dos estudantes, dentro do processo do aprender fazendo.
“Nós vamos continuar a insistir nesta perspectiva, sempre naquela combinação para os nossos estudantes, de que não seja apenas mais um evento, mas que venham buscar também créditos académicos. Neste processo, a comunicação organizacional no campo desportivo é deveras importante”, explicou.
Os participantes da palestra enalteceram a iniciativa, explicando que ajuda a consolidar a aprendizagem adquirida na academia, daí que apelaram à Direcção da ESCIDE que organizasse mais eventos de género.
No evento, foram galardoados 17 estudantes, dos quais nove do sexo feminino e oito do sexo masculino, que se destacaram nos feitos extracurriculares desportivos, durante o percurso do Núcleo dos Estudantes daquela unidade académica (2022 e 2024).
Estiveram presentes docentes, estudantes e representantes de associações e clubes desportivos.