Reitor enaltece papel do Jornal da Comunidade na divulgação da ciência
O Reitor da UEM, Prof. Doutor Manuel Guilherme Júnior, defendeu que o Jornal da Comunidade deve continuar a ser, cada vez mais, um espaço de divulgação da ciência, exortando, por isso, investigadores e docentes desta instituição de ensino superior a usarem este meio de comunicação para divulgarem os seus trabalhos de investigação, inovação e extensão.
O dirigente defendeu esta tese, esta quinta-feira, durante o evento de lançamento do novo Website da UEM e da Celebração da Edição 300 do Jornal da Comunidade, organizado pelo Centro de Comunicação e Marketing, em parceria com o Centro de Informática e Gabinete de Planificação, Qualidade e Estudos Institucionais.
Explicou que o Jornal da Comunidade, como principal meio de Comunicação da UEM, tem estado a conhecer um crescimento na qualidade e no volume de conteúdos veiculados.
“Hoje, celebramos não apenas esse feito, mas o crescimento assinalável do mesmo, quer em termos de qualidade das suas edições, quer em volume dos conteúdos veiculados. Entre as conquistas alcançadas durante os sete anos de vida do nosso Jornal, permitam-me destacar a introdução da versão audiovisual, ter saído de edição de uma página para as actuais 8 páginas e a mais recente conquista, que é a publicação inteiramente digital, mais interactiva e dinâmica”, disse.
Afirmou que a comunidade universitária merece ter meios de comunicação com qualidade e mais abrangentes, mesmo em contextos de constrangimentos em recursos humanos e materiais.
“Os meios de comunicação ora disponibilizados são uma pertença da comunidade universitária e de toda a sociedade moçambicana, incluindo os nossos alumni. Portanto, esta consolidação e melhoria de qualidade deverá pressupor maior utilização destes espaços de divulgação, como oportunidades para colocarmos as nossas contribuições académicas ao conhecimento público”.
O Reitor lembrou que, a UEM, abraçou o processo de transformação digital, como forma de se posicionar e dar resposta aos desafios do desenvolvimento tecnológico e para enfrentar a exigência cada vez mais crescente de racionalização de recursos, colocando a Comunidade mais perto dos gestores, através dos meios digitais.
“Estes processos enquadram-se na nossa caminhada rumo à transformação em Universidade de Investigação. Sentimos a necessidade de que o nosso portal, como porta de entrada para os cidadãos nacionais e estrangeiros, devesse também reflectir esta transformação. Por isso que o novo portal espelha, cada vez melhor, a nossa visão de transformação, nomeadamente orientando-se no sentido dos nossos eixos estratégicos, mas também apresentando recursos de segurança cibernética e um layout renovado e que facilita a navegabilidade e a localização de conteúdos”.
Por sua vez, o Director do CECOMA, Mestre Mário da Fonseca, afirmou que, do estudo feito no ano 2019 sobre os websites, constatou-se que o problema principal não era só a tecnologia, mas também a correspondência em termos de actualizações por parte das diferentes unidades orgânicas, o que resultou em renovação do sistema de gestão de conteúdos, actualização do servidor, bem como, do layout.
“O novo website tem um conteúdo alinhado aos objectivos estratégicos da Universidade Eduardo Mondlane e tem maior visibilidade para os nossos meios de comunicação, como é o caso do Jornal da Comunidade, e está capacitado para responder os novos desafios em termos de tecnologias”, destacou.
Exortou a toda comunidade universitária que continuasse a apoiar a equipa do Jornal da Comunidade, explicando que o objectivo central é difundir, cada vez mais, a visão da UEM para que seja conhecida por toda sociedade.
Na mesma linha do pensamento, o técnico do Centro de Informática da UEM, Mestre Claudino Tivane, assegurou que o site é simples, de fácil navegabilidade e interativo, contendo menus de acesso rápido, de acordo com os interesses de cada utilizador.
“O Cabeçalho é inspirado nos eixos estratégicos da Universidade, as notícias não aparecem somente na página principal, podendo clicar para uma página de notícias que acompanha a página principal. A partir do site, é possível subscrever e receber o jornal na caixa do email, e o rodapé e o cabeçalho são visualizados em todas as subpáginas da Universidade”.