Workshop Anual da Cátedra Oliver tambo sobre adaptação às mudanças climáticas avalia pesquisas em curso
Pesquisadores que estão a desenvolver trabalhos de investigação no Corredor de Limpopo, no âmbito da Cátedra Oliver Tambo, reuniram-se na Quarta-feira (6.03), no Workshop Anual da Cátedra sobre Adaptação às Mudanças Climáticas Baseada em Ecossistemas nas Zonas áridas e Semi-áridas.
O objectivo é partilhar experiências de campo dos estudantes de mestrado e doutoramento que estão a fazer pesquisas relacionadas com mecanismos de adaptação nas zonas áridas e semi-áridas e, dessa forma, durante o workshop receberem orientações de pesquisadores seniores e supervisores sobre como proceder nas fases subsequentes, incluindo questões sobre metodologias de trabalho.
O workshop constitui uma plataforma de diálogo científico e de oportunidade para os investigadores mais jovens desenvolverem habilidades de comunicação científica.
Na abertura, o Director Científico da UEM, Prof. Doutor Emílio Tostão, reconheceu que a Cátedra ajuda a materializar o Plano Estratégico da UEM e contribui para responder aos desafios da sociedade e apoiar o desenvolvimento do país, através dos seus resultados de investigação.
Segundo o Director Científico, a Cátedra tem fornecido informações para apoiar a tomada de decisões baseadas em evidências científicas nas políticas nacionais e locais sobre mudanças climáticas.
Fez saber que a Cátedra deu início à formação de três doutores e cinco mestres, e ainda financiou a investigação de dois mestrados e duas licenciaturas e já produziu manuscritos para revistas científicas. “A formação de recursos humanos nesta área é vital para a sustentabilidade da Cátedra”, disse.
O Titular da Cátedra Oliver Tambo na UEM, o Professor Doutor Almeida Sitoi, disse que a Cátedra já produziu três teses defendidas em 2023, das quais uma aborda sobre o mapeamento dos principais ecossistemas da região o Limpopo, um outro estudo fez o levantamento da diversidade de plantas que podem ser usadas pelas comunidades locais nos momentos de crise como cheias e secas.
A Cátedra Oliver Tambo sobre adaptação às mudanças climáticas nas zonas áridas e semi-áridas é uma das 10 cátedras do continente africano financiadas pela fundação Oliver e Adelaide Tambo.
Na UEM, está a ser implementada pela Faculdade de Agronomia e Engenharia Florestal e Faculdade de Ciências, com parceria do Instituto Superior Politécnico de Gaza, as Universidade do Cabo e de Pretória, na África do Sul, e a Universidade da Namíbia.