Beneficiários de mobilidade partilham experiências
Estudantes da Universidade Eduardo Mondlane, que estão a beneficiar do Programa de Mobilidade Erasmus+ transmitiram, recentemente, a experiência de estudar no estrangeiro, com destaque para o desafio de melhorar a comunicação em línguas internacionais, principalmente o inglês.
Apelaram aos que pretendem aderir a esta e outras iniciativas idênticas a melhorarem a competência linguística, explicando que o “défice linguístico” dificulta a socialização e, consequentemente, o processo de aquisição de conhecimento académico e profissional.
“A minha experiência tem sido útil e maravilhosa”
– Guidione Pandza, estudante de Sociologia
“Tive a oportunidade de fazer parte do Programa de Mobilidade Erasmus+ e estou a gostar. Quero agradecer à University of Kalisz e à Universidade Eduardo Mondlane por esta oportunidade que me foi concedida. A minha experiência aqui tem sido maravilhosa e útil, não só para a minha carreira académica, mas para o meu crescimento pessoal. Estou feliz por estar aqui em Kalisz, é uma cidade maravilhosa e as pessoas são muito amigáveis. No entanto, enfrentamos um grande desafio com a comunicação, porque muitos deles não falam inglês, por isso, tentamos que usar plataformas eletrónicas como o Google Translator para tornar a comunicação possível. Por fim, quero agradecer a todos que estão envolvidos neste programa”.
“Estar na Polónia foi uma experiência saudável”
– António Uele, estudante de Mecânica
“Sou moçambicano e estudo na Faculdade de Engenharia, Departamento de Mecânica. Fui para a Polónia para estudar na Universidade Politechnika Slaska, que é chamada de Silesian University of Technology. Estar naquele país foi uma experiência incrível e saudável. Realmente, adorei e gostei da experiência que durou um semestre. Um dos desafios que foi necessário superar foi o concernente à habilidades linguísticas, dadas as nossas limitações na língua inglesa, mas superamos em alguns dias. Na verdade, durante o Programa de Mobilidade Erasmus+, adorei conhecer pessoas de todo o mundo, adquiri novas competências, uma mentalidade diferente, especialmente no meu campo de estudo que é a engenharia. Foi uma experiência muito agradável e incrível que recomendo a todos a participar, porque abre a mente e motiva a “pensar fora da caixa”. Então, realmente recomendo que todos se juntem e sou grato pela oportunidade”.
“Estou a adquirir novas habilidades para enfrentar problemas actuais”
– Ângelo Luís, estudante de Arquitectura
“O meu nome é Ângelo Luís. Tenho 23 anos. Sou estudante da Faculdade de Arquitectura e Planeamento Físico, em Maputo. Agora, sou estudante na Erasmus na Silesian University of Technology, Polónia. Estou aqui há um semestre e tem sido uma experiência incrível. O único desafio que enfrentei foi a barreira linguística, mas foi rapidamente ultrapassada. Em geral, a experiência é excelente porque temos a oportunidade de experimentar uma enorme variedade cultural e conhecer pessoas de todos os cantos do mundo. Academicamente, é uma experiência educacional imensurável onde sou capaz de adquirir novas abordagens e habilidades que serão úteis para mim como futuro arquitecto, para me valorizar cada vez mais e adquirir novas habilidades para enfrentar os problemas actuais, locais e globais. Eventualmente, no futuro, será útil na minha área de trabalho, ajudando o mundo a tornar-se melhor e com um futuro brilhante”.