PR Filipe Nyusi inaugura o edifício da Direcção da Faculdade de Ciências e do Departamento de Geologia
O Presidente da República, Filipe Nyusi, inaugurou hoje (24.01), no campus principal da UEM, em Maputo, as Instalações da Faculdade de Ciências da UEM, que acomodam a Direcção da Faculdade e do Departamento de Geologia. O imponente edifício orçado em cerca de 11 milhões de dólares, financiado pelo Banco Árabe para o Desenvolvimento Económico de África (BADEA) e Governo de Moçambique é composto por 4 blocos, sendo 1 bloco administrativo para a Direcção da Faculdade, 2 blocos para o Departamento de Geologia, reservados para ensino e pesquisa (gabinetes, salas de aula, laboratórios) e 1 bloco destinado aos serviços comuns.
As novas instalações da Direcção da Faculdade integram dois centros de pesquisa científica orientados para o estudo da terra, ambiente e clima e de estatística aplicada que se juntam a outros três centros de pesquisa da Faculdade de Ciências da UEM vocacionados nas áreas de energias renováveis, radiologia e biodiversidade.
Com a inauguração deste complexo académico, a Faculdade de Ciências da UEM passa a contar, pela 1ª vez, no campus principal da UEM, com todos os serviços de gestão académica e administrativos.
No seu discurso, o Chefe de Estado moçambicano felicitou a comunidade académica da UEM pela materialização de um projecto que foi concebido há anos, o que denota uma capacidade de manter viva a memória institucional e os planos de desenvolvimento a longo prazo.
Segundo o Estadista Moçambicano, as novas infraestruturas físicas, os equipamentos e materiais em boas condições, incluindo o capital humano à altura, fazem parte dos requisitos fundamentais para um ensino superior de qualidade.
Para o Presidente Filipe Nyusi, com estas novas infraestruturas a UEM estará em condições comparativas de formar novos quadros nacionais com melhores conhecimentos e habilidades e, dessa forma, promover um desenvolvimento mais sustentável.
“A construção de edifícios e laboratórios dedicados ao ensino e investigação e a extensão universitária contribuem grandemente para a concretização do nosso desejo como País e como nação de ver reduzida a nossa dependência técnica e científica relativa aos especialistas estrangeiros na indústria extrativa”, disse.
O Presidente reconheceu que ao longo dos anos a UEM tem sido uma instituição de ensino superior que muito tem contribuído na formação de moçambicanos, todavia, os avanços quantitativos representam um desafio a ser superado de modo a garantir uma formação de qualidade.
O Chefe do Estado lembrou a comunidade académica da UEM que, entre os desafios da sociedade, constam a necessidade incessante da inovação tecnológica, do uso e da apropriação do conhecimento incluindo o local.
Na ocasião, o Reitor da UEM, Prof. Doutor Manuel Guilherme, disse que estes projectos de construção foram também impulsionados pela implementação do Plano Estratégico 2018-2028 que guia a UEM rumo a sua transformação em Universidade de Investigação.
Segundo o Reitor, através do Plano Estratégico a Universidade comprometeu-se a implementar projectos estruturantes da planta física, a garantir espaços didácticos apropriados e tecnologicamente actualizados para o ensino, aprendizagem e investigação e infraestruturas sociais, culturais e desportivas.
O Reitor da UEM fez saber que a Universidade, através da Faculdade de Engenharia, está a implementar um ambicioso programa de capacitação laboratorial enquadrado no Plano de Excelência de Ensino das Engenharias em Moçambique com várias dimensões em vista.
‘’Queremos igualmente vincar que acompanhamos a visão governamental de desenvolver um sistema de educação superior competitivo, exigente, mas também diversificado e plural, potenciando actores estatais e não estatais, alargando o seu acesso para áreas como ciências e engenharias’’, frisou.
Durante a cerimónia de inauguração das Instalações de Ensino e Pesquisa do Departamento de Geologia da Faculdade de Ciências da UEM, a multinacional Huawei procedeu a entrega de bolsas de estudo no valor de 50 mil dólares, por um período de 5 anos, nas áreas de engenharias.
O Director Geral da Huawei Dr. Gil Zhang, destacou os 20 anos da companhia no mercado moçambicano e disse que aquela multinacional tem a responsabilidade de contribuir na formação de mais técnicos moçambicanos nas áreas de engenharias e tecnologias de informação e comunicação.
Refira-se que antes de inaugurar as Instalações de ensino e pesquisa do Departamento de Geologia da Faculdade de Ciências da UEM, o Presidente da República visitou o novo Laboratório Avançado de Tecnologias de Informação e Comunicação da Faculdade de Engenharia.