UEM e EDM reforçam cooperação na formação
A Universidade Eduardo Mondlane irá passar a capacitar técnicos e prestar apoio laboratorial à Electricidade de Moçambique, numa iniciativa que poderá contribuir para a melhoria da qualidade dos serviços prestados por esta instituição responsável pela cobertura eléctrica no país.
O acto resulta de um Memorando de Entendimento assinado esta sexta-feira, em Maputo, pelo Reitor da UEM, Prof. Doutor Manuel Guilherme Júnior e pelo Presidente do Conselho de Administração da EDM, Eng. Marcelino Gildo Alberto.
Na ocasião, o Reitor afirmou que o Memorando vem para confirmar o trabalho que as duas instituições têm vindo a desenvolver há bastante tempo no campo da formação e apoio técnico nas diversas áreas de interesse mútuo.
“Decidimos trabalhar juntos como forma de reconhecer a necessidade de contribuir para o crescimento do país. A EDM tem assinalado grandes avanços no que diz respeito ao acesso a energia e precisa de quadros para acompanharem este crescimento, sendo a UEM a única universidade local que tem todas áreas de engenharia a funcionar”, disse.
Acrescentou que o Memorando abre espaço para a possibilidade de estágios a favor dos estudantes da universidade e uso do laboratório de telejornalismo da UEM para gravação de conteúdos, nos termos a acordar.
“Há também a possibilidade de apoio laboratorial e atribuição de algumas bolsas, através da iniciativa Padrinho”.
Por sua vez, o PCA da EDM assegurou que se trata de reforço de uma cooperação estratégica, uma vez que as duas instituições têm desenvolvido actividades conjuntas nas áreas de formação académica, inovação científica e extensão, visando a excelência na prestação de serviços relativos ao fornecimento de energia.
“A EDM reconhece a importância deste acordo, numa altura que está comprometida com os objectivos estratégicos como sejam a inovação dos processos e modernização dos serviços para conferir mais eficácia e celeridade aos projectos de electrificação nacional e não só”.