UEM enaltece a obra de Eng° Altenor Pereira
O Reitor da UEM, Prof. Doutor Manuel Guilherme Júnior, reconheceu a contribuição do Engenheiro Altenor Pereira para o desenvolvimento do desporto em geral e, particularmente, na academia, reiterando que este deixou uma obra inigualável nesta instituição.
O académico falava esta Quarta-feira, no Campus Principal, durante a cerimónia de deposição de flores pela passagem dos 30 dias do desaparecimento físico do então Presidente da Associação Académica de Maputo.
Afirmou que o Eng.° Altenor Pereira foi um exímio cultor do desporto, no seu sentido mais nobre da expressão, procurando sempre, com as suas atitudes, comportamentos e práticas, inculcar os que se dedicavam à mesma causa.
“Foi um exemplo inigualável de cultura, transmissão de valores, princípios de fair play, dedicação e camaradagem, atributos sublimes e inerentes ao desporto nas suas diferentes e polissémicas formas de manifestação. Pessoalmente, tive o privilégio de conviver com ele e pude sentir a forma apaixonada com que vivia o desporto”, disse.
Acrescentou que, ainda que não preencha a sua afável ausência física, a sua obra permanece no espaço universitário e que, em reconhecimento deste grande contributo, o Complexo Desportivo da Académica passou a ser designado “Complexo Desportivo Altenor Pereira”.
“Queremos assegurar que o nosso compromisso de desenvolver as ciências do desporto e manifestação, visando um desporto inclusivo e de alto gabarito, permanecerá como fundamento das acções estratégicas da nossa universidade e a contínua valorização, sistematização, disseminação e eternização das suas obras”, garantiu.
Em representação dos órgãos sociais da Académica, o Eng.° Muino Taquidir, referiu que, de múltiplas facetas do Eng.° Altenor Pereira, existem duas de destaque, nomeadamente o facto de que incentivava os jovens a estudarem e, em paralelo, a praticarem qualquer modalidade desportiva e defendia que um cidadão com boa formação seria sempre mais valioso para a sociedade e para o país em geral.