UEM cria unidade de apoio aos pesquisadores
A Universidade Eduardo Mondlane equaciona a criação de uma unidade de apoio aos pesquisadores, numa iniciativa que poderá contribuir para a elevação da capacidade de mobilização de recursos via investigação bem como acelerar o processo de internacionalização desta instituição de ensino superior.
A informação foi revelada, recentemente, pelo Reitor da UEM, Prof. Doutor Manuel Guilherme Júnior, durante o seu discurso, por ocasião do Encontro de Cortesia com Parceiros Estratégicos de Cooperação.
Explicou que a universidade está em fase de criação de um Grant Office, como unidade de apoio aos pesquisadores, no desenvolvimento da pesquisa, na prospecção de oportunidades de financiamento e colaboração em pesquisa, submissão e gestão de projectos e seus resultados, para além da capacitação da comunidade académica e de equipas descentralizadas.
Ainda no contexto da reforma em curso, o Reitor afirmou que, nos próximos tempos, a Universidade irá aprovar a implementação da Política de Cooperação e a Estratégia de Internacionalização da UEM, como forma de consolidar as parcerias existentes.
“Ainda neste âmbito, decidimos reavaliar e adequar a nossa Fundação Universitária e estamos em processo de remodelação dos nossos Centros de Investigação, Escolas e Centros de Recursos, para além das Faculdades e dos Serviços Centrais. A reformulação em curso abarca, igualmente, a forma como temos vindo a estabelecer a nossa cooperação”.