FAVET implementa programa de educação sobre a Raiva e campanha de vacinação massiva Anti-rábica Canina em Chókwè
A Faculdade de Veterinária (FAVET) da Universidade Eduardo Mondlane (UEM), no âmbito do seu comprometimento na extensão veterinária para o apoio as comunidades rurais, implementou recentemente dois programas visando o combate e controlo da raiva em Moçambique, nomeadamente Programa de Educação Sobre a Raiva às Crianças das Escolas Primárias e Campanha de Vacinação Massiva Anti-rábica Canina em todo o distrito de Chókwè (Província de Gaza).
O projecto teve financiamento da Mission Rabies, UK, e contou com a parceria do Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Rural (MADER), Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano (MEDH), Governo do Distrito de Chókwè, Direcção Provincial de Educação e Desenvolvimento Humano (DPEDH), Direcção Provincial de Agricultura e Pescas (DPAP), Serviços Distritais de Actividades Económicas (SDAE) e Serviços Distritais de Educação Juventude e Tecnologia (SDJET). As actividades foram coordenadas pelo Prof. Doutor Atanásio Vidane (Docente e Investigador da FAVET) e teve a participação de docentes e estudantes da FAVET, técnicos de pecuária do SDAE e professores das escolas primárias.
O Programa de Educação decorreu de 09 a 22 de Outubro de 2023, onde foram capacitados 23 professores pertencentes a 89 escolas primárias de todo o distrito. A capacitação em matérias sobre a raiva abrangeu cerca de 41000 crianças, versando em temas como: conceito da raiva, formas de transmissão, como evitar a mordedura canina e medidas a tomar em casos de mordedura canina. Para esta actividade, recorreu-se a meios áudio-visuais, diagramas e panfletos ilustrativos. Trata-se de uma iniciativa pioneira implementada na sua primeira edição.
A campanha de vacinação anti-rábica canina decorreu de 15 a 22 de Outubro de 2023. Em todo o distrito, foram vacinados 2589 cães e 97 gatos, correspondente a uma cobertura vacinal de cerca de 91%. Para além da vacinação massiva, os proprietários e a comunidade em geral foram capacitados em matéria da raiva, em especial os procedimentos a seguir em casos de surtos da raiva ou suspeita. A campanha de vacinação é a terceira edição, tendo sido realizada a primeira em 2021 no Distrito de Massingir, no ano de 2021, a segunda nos distritos de Chókwè e Limpopo no ano de 2022. Nesta edição, houve um aumento significativo da cobertura vacinal, como resultado de maior adesão das comunidades aos postos de vacinação e melhoria nos mecanismos de sensibilização referente ao programa.
Segundo o coordenador do projecto, Dr. Atanásio Vidane, a FAVET é uma instituição comprometida com a pesquisa virada para solucionar problemas que afligem as comunidades. “Neste contexto em específico, a FAVET estabeleceu parcerias para o controlo da raiva, que é uma doença fatal de grande implicação na saúde pública. A campanha de vacinação, na sua terceira edição, foi um sucesso, em comparação com as anteriores, como resultado de engajamento de todos os parceiros e melhoria dos mecanismos de comunicação. Também foi uma grande satisfação o envolvimento das crianças, a camada social mais vulnerável a mordedura canina e, consequentemente, a contrair a doença da raiva. Os resultados são impressionantes e continuamos comprometidos na busca de parcerias para a continuidade da actividade, frisou.