UEM e a ENH cooperam na promoção da capacitação institucional e promoção de estágios
A Universidade Eduardo Mondlane e a Empresa Nacional de Hidrocarbonetos (ENH) assinaram, nesta Quinta-feira (30/11), um Memorando de Entendimento que vai reger os termos e condições de cooperação no domínio da capacitação institucional e promoção de estágios.
Na ocasião, o Reitor da UEM, Prof. Doutor Manuel Guilherme Júnior, disse que a colaboração entre as duas instituições é uma mais valia para o desenvolvimento do país, bem como para responder aos desafios que a instituição que dirige enfrenta.
“A nossa visão com o Memorando é poder fazer parte do processo e solução dos desafios que o país enfrenta através do oferecimento das capacidades técnicas instaladas. A UEM está habituada a um conjunto de procedimentos de qualidade para introduzir qualquer curso que seja, e no caso da Licenciatura em Engenharia de Hidrocarbonetos, a ser introduzido em 2026, precisamos de estar com melhores parceiros possíveis”, afirmou.
Por sua vez, o Presidente do Conselho de Administração da Empresa Nacional de Hidrocarbonetos, Estêvão Tomás Rafael Pale, disse estar disposto a trabalhar em conjunto para incrementar a sua capacidade institucional e dessa forma fortalecer a sua participação no desenvolvimento social e económico de Moçambique.
“A ENH está no terreno, está a trabalhar com vários projectos e participa em toda a cadeia de valor de petróleo e gás. E a Universidade Eduardo Mondlane produz pessoal qualificado e técnicos superiores e a ideia é partilharmos o conhecimento, informação e troca de experiência na perspectiva de desenvolvermos, cada vez mais, o nosso capital humano, para que possa ser integrado nos projectos de petróleo e gás que estão a decorrer nas bacias de Moçambique”, disse.