Reitor participa do Fórum de Intercâmbio em Macau
O Reitor da Universidade Eduardo Mondlane, Prof. Doutor Manuel Guilherme Júnior, participou, de 16 a 18 de Novembro, no Fórum de Intercâmbio e Aprendizagem Mútua entre as Civilizações da China e dos Países de Língua Portuguesa 2023, em Macau.
No evento, o Reitor apresentou uma comunicação com o tema “Padrão histórico de intercâmbio e aprendizagem mútua entre civilizações chinesas e PALOPs: o caso de Moçambique”. Na sua alocução, destacou ganhos na Educação, Cultura e Infraestruturas físicas e tecnológicas, entre outras áreas.
Durante a sua estadia naquele país asiático, o Reitor visitou e manteve encontros com instituições do Governo e de ensino superior, com vista ao estreitamento dos laços de cooperação existentes entre Macau e Moçambique e na busca de oportunidades de cooperação para o desenvolvimento das áreas de Hotelaria e Turismo, Negócios e Empreendedorismo e de Tecnologias de Informação e Comunicação.
Entre as instituições visitadas, o destaque vai para a Universidade de Macau, a Universidade da Cidade de Macau e a Associação de Empreendedorismo e Inovação dos Países de Língua Portuguesa, com as quais assinou Memorandos de Entendimento, visando a realização conjunta de pesquisa de interesse comum, em várias áreas; a mobilidade de estudantes; intercâmbio de docentes para investigações, palestras e discussões; participação e co-organização de palestras, reuniões, seminários, simpósios e conferências; troca de materiais, publicações e ouras informações, na observação das disposições legais e regulamentares; entre outras.
Segundo o Reitor, esta visita a Macau serviu de catalisador, uma vez que a UEM está em processo de transformação de uma universidade de ensino, para uma universidade de investigação.
“Foi muito importante porque estas instituições se comprometeram em colaborar e apoiar a UEM nas áreas já identificadas, assim como em outras, como é o caso de Medicina, Cibersegurança, Inteligência Artificial, Economia e Finanças e Engenharia Electrónica. Comprometeram-se, igualmente, em envidar esforços no sentido de apoiar a UEM na aquisição e doação de equipamentos informáticos”, disse.
Ainda em Macau, o Reitor visitou o Consulado de Moçambique e manteve um encontro de interacção com os estudantes moçambicanos naquela região administrativa especial da China.