Investigadores da UEM capacitados em matérias de género, ambiente e ensino
Docentes e investigadores de diversas unidades orgânicas da UEM estão a ser capacitados em matérias de género, ambiente e ensino no âmbito do processo de adaptação e desenvolvimento do Projecto Género, Ambiente e Ensino (Gender Green Teacher Programme), oferecido pela UEM, em parceria com a Commonwealth of Learning (COL).
O objectivo é apoiar aos docentes e investigadores a tornarem-se mais sensíveis aos desafios e assuntos do Género, enquanto incorporam temas sobre ambiente nas suas actividades de ensino e pesquisa, de modo a auxiliarem a UEM e outras instituições que actuam nas áreas de género e ambiente.
O workshop vai ajudar os participantes a situar e adaptar o Gender Green Teacher, para o contexto moçambicano, numa perspectiva de ensino aberto e à distância.
Na abertura do curso, a Directora-adjunta da Faculdade de Educação, Mestre Nilza César, reconheceu que o mundo está a passar por mudanças significativas, sendo, por isso, necessário compreender e abordar as complexas relações de género e o meio ambiente.
“Este curso é uma oportunidade para mergulharmos neste diálogo crucial e desenvolvermos uma compreensão mais profunda de como as relações de género e ambientais estão interligadas”, disse.
A fonte espera que a formação transcenda as fronteiras e impacte profundamente na sociedade, especialmente no que toca à interligação género e ambiente.
O Coordenador deste projecto, Mestre Adriano Uaciquete, explicou que o objectivo é permitir a adaptação do curso “Gender Green Teacher” produzido pela Commonwealth of Learning, mas que urge contextualiza-lo para viabilizar a sua aplicação atendendo à realidade local.
“Que elementos do curso podem ser enquadrados a realidade moçambicana, porque também este curso deve ser ministrado a todos professores e investigadores a todos os níveis de ensino e na modalidade de ensino aberto e à distância”, frisou.
O Workshop sobre Género, Ambiente e Ensino tem a duração de três dias e tem como facilitadora a Profª. Doutora Eugénia Cossa.