Ensino superior deve dar respostas aos problemas das comunidades
O Secretário do Estado na província de Gaza, Lourenço Lindonde, defendeu que as instituições de ensino superior, como a UEM, que carrega o nome de Eduardo Mondlane, devem estar orientadas para o desenvolvimento de capacidades que tornem possível a exploração integral e sustentável das potencialidades locais, buscando respostas para os problemas reais das comunidades.
O dirigente falava, recentemente, por ocasião da cerimónia de graduação de 113 estudantes de licenciatura nas várias áreas, pela Escola Superior de Negócios e Empreendedorismo de Chibuto.
Explicou que os desafios de desenvolvimento que Moçambique, em geral, e Gaza, em particular, enfrentam, demandam firmeza e seriedade na formação do capital humano com capacidade de compreender os cenários à sua volta, tirando o máximo proveito das potencialidades e oportunidades que se oferecem, em prol do bem-estar individual e colectivo.
“A nossa província de Gaza, apresenta várias potencialidades, principalmente nas áreas de agricultura, pecuária e turismo e, com vista a fazer frente aos desafios de desenvolvimento, foi criada a Zona Económica Especial de Agronegócio do Limpopo, que banha todos os distritos localizados no Corredor de Desenvolvimento de Limpopo, incluindo Chibuto”, disse.
Destacou que, hoje em dia, o país que Mondlane lutou para libertar, enfrenta desafios que esperam a intervenção de jovens e empreendedores, para que, com a mesma determinação e persistência, encontrem soluções para os problemas das comunidades.
“Para chegarem aqui e poderem graduar, é porque enfrentaram e souberam superar várias adversidades. A partir de hoje, inauguram uma nova etapa nas vossas vidas como profissionais e académicos, sendo que todos nós que aqui estamos para testemunhar este acto, temos a máxima certeza de que estão prontos para enfrentá-la, visto que, aqui, receberam as ferramentas necessárias para lutar e vencer”.
Por sua vez, o Reitor da UEM, Prof. Doutor Manuel Guilherme Júnior, afirmou que a UEM continua apostada em tornar cada vez mais relevante a contribuição da ESNEC na busca de soluções para os desafios da sociedade em Chibuto, Gaza e no país como um todo.
“É por isso que temos vindo a desenvolver várias acções, sendo de destacar algumas: “Seminário Internacional de Educação Empreendedora”, “Seminário de Pesquisa e Extensão Universitária”, “Curso de Especialização em Finanças Quantitativas e Econometria em R”, criação de fundos competitivos internos para estudantes para a iniciação científica, reactivação da “Empresa Júnior de Consultoria e Assessoria” e criação do Jornal da ESNEC.”
Reiterou que, como forma de elevar o nível de investigação na Escola, a ESNEC está a trabalhar para introduzir, pela primeira vez na sua história, a Pós-graduação em Agronegócios e Desenvolvimento Sustentável.
“Caros graduados, usem a vossa capacidade e criatividade para inovar e reinventem-se em cada desafio. Não caiam no comodismo, no conformismo e na zona de conforto. Busquem aprender sempre, em todos os ambientes. Aprendam de todos, cultivem a humildade, não percam a sensibilidade humana no trato com os concidadãos”, apelou.
A representante dos graduados, Brígida Chissano, reconheceu o contributo do corpo docente, encarregados de educação e dos funcionários da escola, no alcance deste objectivo, prometendo fazer uso apropriado do conhecimento adquirido ao longo da formação, em beneficio do desenvolvimento das comunidades.