ESUDER gradua 126 estudantes
A Escola Superior de Desenvolvimento Rural (ESUDER), unidade da UEM localizada em Vilankulo, graduou, esta Terça-feira, 126 estudantes de licenciatura, numa cerimónia que acontece pela décima segunda vez nesta instituição.
Do total dos graduados, 12 são do curso de Agro-Processamento, 31 Comunicação e Extensão Rural, 17 Economia Agrária, 19 Engenharia Rural, 18 Produção Agrícola, 18 Produção Animal, 05 Produção Pesqueira e 06 são do curso de Administração Pública, pertencentes ao ensino a distância da Faculdade de Letras e Ciências Sociais.
Na sua intervenção, o Secretário do Estado da Província de Inhambane, Amosse Macamo, afirmou que são notórios os esforços da ESUDER na formação de profissionais, bem como no desenvolvimento de iniciativas ligadas à investigação e extensão junto das comunidades agrárias.
“A comunidade sente a vossa presença neste território, pela produção de conhecimentos e inovações que concorrem para os eixos relacionados com o sector produtivo, a citar alguns exemplos, a transferência de tecnologias produtivas junto das comunidades agrárias, a produção de protótipos e engenhos mecânicos que modernizam o processo de sementeira e recolha de culturas diversas bem como a identificação e selecção de culturas que se adequam às condições ecológicas da província”, destacou.
O dirigente reconheceu que os recém-graduados estão munidos de capacidades científica e crítica, necessárias para imprimir mudanças significativas nos processos produtivos bem como abraçar os desafios actuais do ensino no país.
Por sua vez, o Reitor da UEM, Prof. Doutor Manuel Guilherme Júnior, disse que este grupo de graduados enfrentou a pandemia da Covid-19 quando frequentava, na sua generalidade, o segundo nível dos respectivos cursos, tendo experimentado a interrupção de aulas, o regresso às casas em pânico, o estudo virtual e outros desafios que os tornam especiais.
“Queremos, por isso, enaltecer o facto de terem demonstrado que estavam determinados a cumprir o objectivo que os levou à universidade e tudo fizeram para se ajustar e tomar a vanguarda das vossas vidas, e o resultado é este que testemunhamos hoje, que representa o reconhecimento de uma batalha vencida. Agradecer e reconhecer igualmente o apoio do Governo local e da província, na criação de condições para que estes jovens continuassem a sua formação”, disse.
Explicou que, do universo dos graduados, 45 por cento são do sexo feminino, o que mostra que a escola está a passos largos para o alcance do equilíbrio do género.
“A UEM continua com os seus esforços no sentido de formar quadros de qualidade que possam contribuir para a solução dos desafios actuais do país. Igualmente, no contexto de transformação em Universidade de Investigação, aprovou o seu roteiro de reforma institucional para responder a esse desiderato e, a par disso, junto com os seus parceiros, vai lançar nas próximas semanas o início da assistência técnica que deverá estar alinhada com o espírito da reforma em curso e continuará a apostar no aumento dos cursos de pós-graduação”.
Acrescentou que a ESUDER vai continuar engajada na melhoria do processo de formação, buscando parcerias e experiências para a realização de aulas práticas, como é o caso do Programa de Apoio à Pesquisa Científica e Desenvolvimento às Comunidades Locais, da SASOL.
Já o representante dos graduados, Mércio Pedro, disse que o caminho percorrido teve obstáculos e desafios ultrapassados, sendo a graduação sinal de uma batalha vencida, graças ao apoio dos docentes e encarregados de educação que sempre foram a força motriz para o alcance do objectivo central.
“Estamos orgulhosos não só pela graduação, mas também pelo alcance deste nível na maior e mais antiga universidade do país. O futuro está nas nossas mãos e juntos podemos transformar para cada vez melhor”, reconheceu.