Vice-Reitor recomenda maior empenho da ONP-UEM
O Vice-Reitor da UEM para a área de Administração e Recursos, Prof. Doutor Joel das Neves Tembe, apelou ao Secretariado local da Organização Nacional dos Professores (ONP) que assumisse o seu papel de liderança e congregar mais membros, reiterando que nem todos os procedimentos em vigor satisfazem a classe dos profissionais da educação.
O dirigente falava esta Quinta-feira, no Campus Principal, durante um debate alusivo ao Dia dos Professores, 12 de Outubro, subordinado ao tema “A Situação Social do Professor e Investigador na Universidade Eduardo Mondlane: Impacto na Actividade Académica”.
Explicou que, havendo discordância e insatisfação, cabe a esta organização social se pronunciar junto das entidades administrativas, tendo em conta que os professores nada podem fazer de forma individual para resolver as preocupações gerais.
“Encorajar que todos os professores encontrem na ONP a sua organização, pois esta é nosso porta-voz. Pedir que, de forma imediata, nos ajude a sensibilizar todos os docentes para aderir o seguro de saúde, pois é difícil dizer a um professor que está numa situação crítica de saúde que não temos condições para prestar uma ajuda institucional”.
Acrescentou que, para além do seguro de saúde, a Universidade não tem neste momento muitas alternativas, porém, a direcção está a trabalhar para fortificar o Centro de Saúde que acolhe cerca de 500 utentes da UEM por mês.
“Acho que devíamos usar mais este Centro, até porque estas estatísticas nos ajudaram a pressionar os órgãos do Ministério de Saúde a prestar maior apoio ao nosso centro, tendo em conta que a comunidade adere com maior frequência esta unidade. Algumas doenças podem ser prevenidas com a implementação da cultura de chek up”.
Por sua vez, o secretário interino da ONP-UEM, Eng.° Alberto Macucule, afirmou que aspectos sociais que afligem a classe dos professores são muito complexos e que debates como estes ajudam na busca de soluções.
A mesma opinião foi sustentada pelo docente da UEM, Prof. Doutor Nataniel Ngomane, que destacou alguns objectivos específicos deste debate, nomeadamente levantamento de alguns aspectos sociais relacionados com a vida académica dos docentes e investigadores da universidade, bem como recomendar acções de seguimento sindical face aos aspectos que requerem aprofundamento ou informação especializada.