Profissionais beneficiam de formação em Conteúdo Local na Indústria de Petróleo e Gás
Profissionais do sector público e privado beneficiaram, esta semana, de uma formação em Conteúdo Local na Indústria de Petróleo e Gás, numa iniciativa que visa potenciar projectos do sector petrolífero desenvolvidos no país e no continente africano.
Trata-se de um curso de curta duração, oferecido pelo Centro Regional de Excelência em Estudos de Engenharia e Tecnologia de Petróleo e Gás (CS-OGET) da Universidade Eduardo Mondlane, que tem por objectivo maximizar o Conteúdo Local do Sector Petrolífero, de forma que os fornecedores de produtos, bens e serviços da cadeia produtiva se tornem mais competitivos e criar capacidade para que mais cidadãos nacionais possam tirar proveito de oportunidades neste ramo.
Segundo o Director do CS-OGET, Prof. Doutor Luís Hélder, a formação irá igualmente apoiar o Governo de Moçambique no desenvolvimento e adopção de políticas e estratégias que permitam mitigar os efeitos nocivos do mau uso dos recursos petrolíferos relatados no mundo.
“Estamos a falar de oportunidades de negócio que possam existir no sector comercial e industrial, no que diz respeito à cadeia de valor do petróleo e gás. Precisamos de ter um conhecimento profundo sobre o conteúdo local, para permitir o alcance de um passo seguro no aproveitamento de oportunidades que o sector petrolífero nos oferece”, disse.
Por sua vez, o coordenador do curso, Prof. Doutor Afonso Macheca, afirmou que se trata de uma formação relevante, que concede espaço para o desenvolvimento de projectos do sector petrolífero, capazes de contribuir para o desenvolvimento do país.
Os formandos avaliam positivamente o curso, alegando que abre espaço para a partilha de conhecimentos com diferentes personalidades que já actuam na área de Conteúdo Local.
“Num país como Brasil, o conteúdo local é visto numa dimensão um pouco mais avançada, pois a exploração de recursos minerais naquele país constitui uma realidade bem antiga. É essa experiência que está sendo partilhada e que é importante para Moçambique”, disse Américo Belane, um dos beneficiários do curso e funcionário público.
Para a docente da Faculdade de Direito, Mestre Ivete Mafundza, esta é uma boa oportunidade para conhecer o exemplo dos outros países no concernente à exploração de recursos minerais e, consequentemente, entender como é que Moçambique pode se beneficiar deste conhecimento.
“A expectativa é a partilha de conhecimento que poderemos aplicar no nosso dia-adia, porque estão aqui funcionários e especialistas de várias áreas, desde económica, jurídica e engenharia de petróleo, alguns com experiência de trabalho nas multinacionais”.
A mesma opinião foi defendida pela Beatriz Cosmo, também beneficiária da formação, que reconheceu a importância do curso para profissionais de Procurement, assegurando que, no seu trabalho de fim do curso, abordou a questão de Conteúdo Local.
Participaram da formação, profissionais do sector petrolífero, académicos e pesquisadores, entidades governamentais, fazedores de políticas, políticos, empresas fornecedoras de produtos, bens e serviços na indústria petrolífera e jornalistas, provenientes de todas as regiões do país.
O curso, ministrada pelo Prof. Doutor Elmar Mourão, especialista em Conteúdo Local, da Fundação Getúlio Vargas – Rio de Janeiro, Brasil, teve como principais áreas temáticas a Indústria e o Mercado Mundial de Petróleo e Gás, Política de Conteúdo Local na Indústria de Petróleo e Gás, Procurement na Indústria de Petróleo e Gás, Metodologias de Cálculo da Política de Conteúdo Local e Resultados da Correcta Implementação da Política de Conteúdo Local.