Direcção de Cultura
Criada em 2007 através do Despacho n. 125/RT/07, a Direcção da Cultura promove a identificação, conservação, o estudo e a divulgação dos recursos culturais da UEM incluindo o conjunto de bens relacionados com legado histórico, artístico ou científico resultante da sua actividade.Tem a seu cargo a gestão/interpretação da Fortaleza de Maputo e o Museu Nacional da Moeda e, desde 2013, a Galeria de Arte que gere e divulga a colecção de arte da UEM. Também tem a seu cargo o Coral da UEM e, desde 2012, o projecto constituiu uma orquestra.
Desenvolve actividades culturais junto às comunidades académica e científica promovendo o gosto e incentivando a participação em diferentes áreas da criação artística e de fruição do património cultural/natural. Aconselha, dinamiza e apoia a criação de pólos culturais e a realização de actividades de carácter cultural nas faculdades, escolas e outras unidades orgânicas da UEM. Oferece actividades extracurriculares no domínio da música e do teatro.
A Direcção da Cultura da UEM procura dar continuidade aos grandes objectivos da política cultural da UEM e Governo, interpretando-os e traduzindo-os, no quadro das suas competências, desenvolvendo parcerias adequadas com outros organismos desconcentrados, com as Escolas, Institutos e Universidades, através da celebração de acordos ou protocolos de cooperação.
Objectivos
Constituem objectivos da Direcção da Cultura da Universidade Eduardo Mondlane:
|
Missão
É missão da Direcção da Cultura da UEM, em articulação com as IES e o Ministério da Cultura, criar condições de acesso aos bens culturais, o acompanhamento das actividades extracurriculares e de acções relativas à salvaguarda, valorização e divulgação do património cultural da UEM, e ainda apoiar a Fortaleza de Maputo, ao Museu Nacional da Moeda, a Galeria de Arte e ao Grupo Coral da UEM no desenvolvimento artístico e cultural do país. |
Contactos
Av. Karl Marx, nº 939, 2º andar |