Universidade Eduardo Mondlane

Search
Logo-UEM-A3-01

Embaixada de Angola celebra o Dia do Herói Nacional na UEM

A Embaixada de Angola em Moçambique assinalou, na Quarta-feira, o 17 de Setembro, Dia do Herói Nacional, com a realização de um colóquio no auditório da Escola de Comunicação e Artes da Universidade Eduardo Mondlane, em Maputo.

O evento contou com a presença do Magnífico Reitor, Prof. Doutor Manuel Guilherme Júnior, do Director para África do Ministério dos Negócios Estrangeiros e Cooperação Internacional de Moçambique, Hermenegildo Caetano, além de docentes universitários, estudantes e a comunidade angolana residente em Moçambique.

Na ocasião, o Reitor destacou o papel de Agostinho Neto, primeiro Presidente de Angola, não apenas na conquista da independência do seu país, mas também no apoio às lutas de libertação na região austral de África.

Por sua vez, a Embaixadora de Angola em Moçambique, Jovelina Imperial, sublinhou o percurso multifacetado de Agostinho Neto, lembrando-o como médico, poeta e líder político comprometido com a justiça social e a liberdade dos povos africanos.

O programa do colóquio incluiu a exibição de um documentário sobre a vida e obra de António Agostinho Neto, bem como momentos culturais, com declamação de poemas emblemáticos da sua autoria.

O ponto alto do evento foi a palestra subordinada ao tema “Contribuições do Dr. António Agostinho Neto para a Libertação da África Austral”, proferida pela docente universitária angolana Dr.ª. Paula Lutucuta, que serviu para troca de impressões e reflexão em torno da vida e legado de Agostinho Neto.