
Novo internato da ESNEC pronto até Novembro
As obras de construção do novo complexo residencial masculino da Escola Superior de Negócios e Empreendedorismo de Chibuto (ESNEC) encontram-se na recta final, com previsão de conclusão até Novembro próximo. Neste momento, decorrem trabalhos de acabamento, como pintura, instalação eléctrica e carpintaria para colocação de portas e janelas.
Durante a recente visita à ESNEC, o Reitor da Universidade Eduardo Mondlane (UEM), Prof. Doutor Manuel Guilherme Júnior, acompanhado pelos Vice-Reitores e directores, percorreu as instalações e recebeu garantias do empreiteiro de que o empreendimento será entregue dentro do novo prazo.
Inicialmente, a construtora Mondego deveria entregar a obra até 30 de Setembro, mas solicitou uma prorrogação de dois meses para assegurar a conclusão com qualidade. Avaliado em cerca de 32 milhões de meticais, o internato contará com 40 quartos, sendo sete suítes, além de oito casas de banho (quatro adaptadas para pessoas com deficiência) e quatro cozinhas gerais.
A nova infra-estrutura, praticamente, duplicará a capacidade da residência estudantil da ESNEC, aumentando de 80 para 156 camas. O complexo terá dois blocos, acolhendo, prioritariamente, estudantes do sexo masculino, mas, de forma provisória, também estudantes do sexo feminino, até à construção de uma residência específica para elas.
Segundo o encarregado das obras, Matias Chicavele, os quartos obedecem a padrões internacionais em termos de dimensões, permitindo acomodar duas beliches e até quatro estudantes, com iluminação e comodidades adequadas a um ambiente de estudo.
Na ocasião, o Reitor recomendou à Direcção da ESNEC o reaproveitamento de parte do mobiliário actualmente em uso, de modo a reduzir custos com a mudança.
“Na hora da mudança, não é para deitar tudo que está nas actuais residências. Há coisas que podem ser reaproveitadas. Por favor, reaproveitem para minimizar os custos”, sublinhou.
Entretanto, o Director do Centro de Informática da UEM (CIUEM), Doutor Luís Neves, assegurou que já está instalada a infra-estrutura interna necessária para suportar a futura rede de internet no internato.