Universidade Eduardo Mondlane

Search
Logo-UEM-A3-01

Representantes do Governo tomam posse como membros do Conselho Universitário

O Conselho Universitário da Universidade Eduardo Mondlane (UEM) passou, a partir da Sexta-feira, 29 de Agosto, a contar com novos rostos na sua composição. Em cerimónia realizada em Maputo, tomaram posse os representantes do Governo, reforçando a ponte entre a academia e as instituições do Estado.

São eles Sérgio Cossa, Director de Planificação do Ministério da Educação e Cultura, Albertina Fruquia, Directora Nacional de Recursos Humanos no Ministério da Economia e Finanças, e Ângelo Nhalidade, Director de Políticas Económicas e de Desenvolvimento do Ministério da Planificação e Desenvolvimento. Na qualidade de membro suplente, juntou-se ainda Paulo Banguine, Director do Gabinete Jurídico do Ministério da Educação e Cultura.

Com esta integração, o novo Conselho Universitário fica, oficialmente, completo para cumprir o mandato de três anos. Na ocasião, o Reitor da UEM, Prof. Doutor Manuel Guilherme Júnior, disse esperar ver reforçadas as capacidades daquele órgão em face às necessidades de debates e aprovação de documentos considerados estruturantes para a vida da Universidade Eduardo Mondlane e do país, em geral. “Vêm do lado do Governo e devem ter uma visão mais holística sobre os desafios do ensino superior e contamos com a vossa experiência”, disse.

Em nome dos novos membros, Ângelo Nhalidade expressou orgulho em fazer parte do Conselho e garantiu empenho em contribuir para o desenvolvimento do país, através da formação de capital humano. Acrescentou que, na condição de representante governamental, pretende trabalhar para aproximar os programas da Universidade aos grandes instrumentos de governação nacional, como a Estratégia Nacional de Desenvolvimento, o Programa Quinquenal do Governo, o Plano Económico e Social e o Orçamento do Estado.