Universidade Eduardo Mondlane

Search
Logo-UEM-A3-01

FACIM 2025: UEM expõe cursos e serviços

A Universidade Eduardo Mondlane (UEM) participa desde segunda-feira, 25 de Agosto, na 60ª Edição da Feira Internacional de Maputo (FACIM), que decorre até 31 de Agosto em Ricatla, no Município de Marracuene. A presença da instituição tem como objectivo dar a conhecer ao público a diversidade dos seus cursos, serviços e projectos de investigação aplicados ao desenvolvimento nacional.
De acordo com o Reitor da UEM, Prof. Doutor Manuel Guilherme Júnior, que visitou o certame, nesta Terça-feira, a participação da Universidade é motivo de satisfação, uma vez que os órgãos presentes no stand demonstram, de forma representativa, as potencialidades e o impacto da instituição no ensino, na investigação e na extensão.
Na ocasião, a UEM esteve representada pelo Centro de Excelência em Sistemas Agro-alimentares e Nutrição e pela Faculdade de Engenharia, que expuseram projectos de grande relevância prática, entre os quais o projecto de massificação do pão de mistura de farinha de trigo e amido de mandioca, a mini central eléctrica multifuncional, que funciona a carvão, gás, lenha e biodigestor (capaz de produzir biogás a partir de resíduos orgânicos caseiros), bem como a produção de farinhas fortificadas de mandioca. Já a Faculdade de Ciências destacou-se com a apresentação de um protótipo de repositório digital, concebido para facilitar o acesso a materiais académicos.
Até ao final da Feira, a UEM prevê ainda exibir projectos do Centro de Pesquisa e Extensão da Faculdade de Ciências, com a demonstração de startups como CPE, KLC Tecnologia e Inovação, Txintxa Pro, Powerpoint House, eBB Ino e Maimed, além de divulgar os cursos oferecidos pelas suas diversas unidades orgânicas e as respectivas saídas profissionais.