
DIA DO ENSINO COM RECURSO À TECNOLOGIA: Oradores defendem integração plena das tecnologias educativas no ensino superior
A integração das tecnologias educativas e o uso de recursos educacionais abertos foram destacados como factores decisivos para transformar a educação em Moçambique, tornando-a mais acessível, inclusiva e personalizada aos contextos locais. A ideia foi defendida pelo Presidente do Conselho de Administração do Instituto Nacional de Tecnologias de Informação e Comunicação (INTIC), Prof. Doutor Lourino Chemane, durante a 5ª edição do Dia do Ensino com Recurso à Tecnologia, realizado na Sexta-feira (22/08), no Centro de Informática da UEM (CIUEM).
Segundo Chemane, a melhoria da qualidade de ensino requer infra-estruturas digitais robustas, plataformas e conteúdos abertos, capacitação de docentes e uma gestão eficaz de dados. “A comunidade académica é chamada a ser protagonista na transformação digital da UEM. As conquistas já alcançadas devem servir de base para novas metas de inovação, inclusão e qualidade”, afirmou.
O académico apontou, como exemplo, a implementação do Sistema de Identificador Digital Funcional, associado ao Sistema de Certificação Digital, que permitirá garantir a identificação electrónica dos membros das comunidades académica e científica, a nível nacional, regional e internacional. Sublinhou ainda que um quadro legal sólido, aliado a modelos de financiamento inovadores e parcerias público-privadas, pode impulsionar a construção de um sistema educativo mais equitativo e sustentável.
Apesar dos avanços, Chemane reconheceu que “há desafios de infraestruturas e financiamento, uma vez haver necessidade de mobilizar recursos para o estabelecimento e desenvolvimento de infraestruturas digitais nas Instituições de Ensino Superior.”
Por sua vez, a Vice-Reitora da UEM, Prof.ª Doutora Amália Uamusse, afirmou que a Universidade tem sido pioneira na introdução de tecnologias educativas no processo de ensino e aprendizagem. Para si, trata-se de um processo contínuo, que exige adaptação permanente e maior envolvimento da comunidade académica.
“É com o propósito de manter a comunidade académica actualizada no desenvolvimento e uso de tecnologias educativas para a promoção de sucesso académico que, há cinco anos, introduzimos o dia dedicado ao ensino com recurso a tecnologias”, destacou.
A Vice-Reitora reconheceu, no entanto, que persistem desafios como as desigualdades no acesso às tecnologias, à formação contínua de docentes e a necessidade de uma integração contextualizada da Inteligência Artificial (IA), “por isso, o evento não é apenas espaço de discussão, mas uma ocasião de chamada à acção”, alertou.
O Director do CIUEM, Doutor Luís Neves, reforçou que a revitalização de infra-estruturas tecnológicas, a introdução de ferramentas digitais e o investimento na capacitação de docentes e técnicos representam passos concretos na transformação digital em curso na UEM.
A 5ª Edição do Dia do Ensino com Recurso à Tecnologia decorreu sob o lema “UEM nos 50 anos de independência: ensino, aprendizagem, tecnologia e Inteligência Artificial para um desenvolvimento sustentável”.