Universidade Eduardo Mondlane

Search
Logo-UEM-A3-01

CIUEM celebra legado e homenageia reformados

O Centro de Informática da Universidade Eduardo Mondlane (CIUEM) prestou, na Quarta-feira (06/07), em Maputo, uma homenagem especial a 12 antigos colaboradores que, entre 2015 e 2025, transitaram para a reforma. Ao longo de décadas, estes profissionais contribuíram com dedicação, saber e compromisso para o crescimento e a consolidação da unidade, deixando marcas profundas na história da instituição.

O Director de Recursos Humanos da UEM, Mestre Alcides Nobela, recordou que, durante anos, as cerimónias de homenagem aos reformados estiveram suspensas devido à escassez de recursos financeiros. Contudo, a 6 de Maio de 2025, após avaliação e consulta interna, o Reitor da UEM, Prof. Doutor Manuel Guilherme Júnior, determinou que as direcções das unidades orgânicas retomassem o reconhecimento, em nome do Magnífico Reitor, com a entrega de diplomas aos laureados ou, no caso de falecimento, aos seus familiares. “Decidiu-se que se deveria retomar o processo, mas incluir a todos, para que ninguém fique de fora.”

O Director do CIUEM, Prof. Doutor Luís Neves, destacou que o momento ia muito além da entrega de diplomas: tratava-se de celebrar histórias, trajectórias e legados. “A vossa dedicação moldou não apenas os projectos, os sistemas, mas também a cultura e os valores que hoje nos definem”, afirmou.

Em nome dos homenageados, Antonieta Macuácua partilhou memórias de quando ingressou na UEM, ainda jovem, num contexto marcado pela euforia da independência nacional. Recordou episódios marcantes, como o dia da morte de Ruth First, que testemunhou quando estava na Faculdade de Educação. “Foi um momento doloroso, mas, hoje, me sinto feliz por ter feito parte desta história.”

A cerimónia encerrou com a entrega de diplomas, camisetas da UEM e brindes personalizados aos reformados, num ambiente marcado por emoções, gratidão e reconhecimento mútuo.